10 Apps para melhorar sua produção no trabalho

0
2016

Smartphones e dispositivos vestíveis, como relógios e pulseiras inteligentes, são capazes de armazenar dados, resolver tarefas e conectar equipes de modo radicalmente mais simples do que fazíamos no passado.  Alguns desses softwares já são bem conhecidos, como usar o Waze para chegar pontualmente àquela reunião fora do escritório ou o Evernote e o Google Drive para armazenar arquivos importantes. Selecionamos dez novos apps muito além do lugar-comum para ajudar você (e seu time) a produzir melhor.

 

â–º Keep 
Aplicativo simples e rápido para anotações que permite que seus usuários registrem ideias ou façam listas de tarefas direto no celular. A ideia básica é que o usuário possa registrar e organizar por prioridades suas demandas em momentos em que claramente ele perderia tempo, como ao aguardar a conta em um restaurante ou ao esperar o metrô chegar. A lista torna disciplinada a execução de tarefas, impedindo que você esqueça de comentar aquele ponto específico do relatório em uma reunião do escritório ou tirar aquela dúvida durante uma aula ou consulta médica.

Android e iOS.

 

â–º Air Display 
Essa aplicação transforma seu tablet ou smartphone em uma segunda tela, uma extensão do seu monitor principal. Na prática, dá para jogar um calendário ou gráfico na tela auxiliar enquanto se preenche um relatório ou se organizam e-mails, checando informações com mais agilidade. Outra vantagem do app é permitir fazer desenhos e marcar imagens apenas com os movimentos dos dedos.

 

â–º Mobilis 
Não registrar os pequenos gastos do dia a dia é um dos principais motivos que levam as pessoas a ter as finanças desorganizadas ou endividar-se. Mobilis é um app para Android que permite anotar cada despesa diária e categorizá-las em áreas como saúde, alimentação ou lazer. Ao final do mês, o app gera gráficos e relatórios que tornam mais objetiva a análise do orçamento pessoal, dispensando as pessoas de recorrer a planilhas de Excel ou consultar extratos bancários.

 

â–º Easy Sign 
O Easy Sign permite que o usuário abra contratos e fichas de inscrição recebidas por e-mail em diversos arquivos (como PDF, por exemplo) e as assine digitalmente usando a tela sensível ao toque de seu dispositivo. O Easy Sign é homologado por várias entidades legais e, na prática, dispensa o usuário de imprimir um arquivo, assiná-lo, “escaneá-lo” e enviá-lo de volta ao emissário. Mais simplicidade na autenticação de documentos e menos tempo perdido.

Android, iOS e Windows.

 

â–º Teamviewer 
Este aplicativo torna possível que grupos que trabalham em localidades diferentes compartilhem alguns diretórios de sua máquina entre si. Na prática, um gerente de projeto pode entrar no PC de membros de sua equipe e checar, em tempo real, como andam as tarefas de cada pessoa.

Android, iOS e Windows.

 

â–º Restorando 
Reservar mesas em bares e restaurantes para almoços com clientes e encontros de relacionamento pode ser mais simples e econômico usando apps como o Restorando. O aplicativo permite agendar, com antecedência, mesas em locais disputados ou, ainda, checar por geolocalização onde existem opções bem avaliadas para almoços e happy hours com clientes, membros de equipe ou contatos comerciais. A aplicação oferece ainda níveis variados de descontos. Android e iOS.

 

â–º Dica bônus! 
Não é preciso ser especialista em gestão de produtividade no trabalho para notar que, todos os dias, perdemos boa parte de nosso tempo checando o Facebook, conferindo o WhatsApp ou clicando em links de vídeos engraçados.  Na verdade, essas pequenas interrupções no dia a dia são necessárias, uma vez que nosso cérebro não consegue se concentrar por longos períodos. No entanto, o fato de muitas dessas informações chegarem em momentos em que estamos concentrados nos faz interromper momentos de produtividade. Então, na hora fechar um relatório entre nas configurações de seu celular e o programe para ficar 60 minutos sem emitir nenhuma notificação.

 

â–º Airdroid e iCloud 
Esquecer o celular em casa é uma dor de cabeça tão grande que há quem, ao chegar ao escritório sem o smartphone, decida voltar para casa para buscá-lo, tamanha a dependência do dispositivo. Apps como Airdroid e iCloud permitem criar um espelho dos dados guardados no dispositivo móvel na nuvem e em seu PC ou Mac. Na prática, dá para acessar a lista de contatos, checar anotações em aplicativos e acessar quaisquer dados do smartphone em seu computador. Também é possível checar chamadas efetuadas para seu aparelho e retorná-las. Isso, é claro, se você tiver uma linha fixa (ou móvel) à sua disposição no escritório.

 

â–º Basecamp 
O Basecamp permite que grupos multidisciplinares quem trabalham em um mesmo projeto, como a construção de um website ou a elaboração de uma planta de construção civil, por exemplo, chequem em tempo real as mudanças e atualizações que cada pessoa do time fez em um  projeto ou arquivo. Além de manter todo o time atualizando em relação ao desenvolvimento de uma tarefa, sem a necessidade de marcar diversas reuniões, o app evita retrabalho ou conflitos dentro da equipe, por dividir tarefas e responsabilidades de modo transparente.

Windows, Mac, Android e iOS.

 

â–º Asana 
Este software é um gerenciador de tarefas que permite a uma pessoa ou a um grupo de profissionais criar listas de tarefas para si e para terceiros e acompanhar, on-line, seu andamento. Para o bom funcionamento, porém, é preciso que ao longo do dia cada profissional registre o andamento de seu trabalho e anote etapas iniciadas, em andamento e concluídas.

Windows, Mac, iOS e Android.

 

â–º Focus@Will 
Manter o nível de atenção em uma única tarefa pode ser uma atividade altamente complexa,  e uma simples notificação de WhatsApp podem causar tantas interrupções a ponto de destruir a produtividade de uma pessoa. A proposta do Focus@Will é manter o usuário concentrado em períodos entre 20 e 100 minutos em uma única tarefa. O app libera um cronômetro no celular (ou PC) do usuário e o desafia a manter-se, ao menos o tempo, mínimo focado. Desenvolvido por neurocientistas, o app dispara alarmes quando o profissional está cansado demais e precisa de uma pausa para tomar um café ou checar uma notificação no Facebook.

iOS, Android, Mac e Windows.

comentários