10 novos apps que vão melhorar sua saúde

0
11755

aplicativos de saúde

Em lojas como Google Play e App Store já existem mais de 40 mil aplicativos com funções que prometem monitorar sua alimentação, sono e atividade física. Testamos 10 novas aplicações que permitem criar um histórico de seu comportamento na nuvem e oferecerem mais dados para seu controle pessoal e de seu médico.
.
Genéricos Brasil
O remédio que seu médico recomendou está disponível em forma líquida, comprimido ou creme? Qual o princípio ativo da medicação e como ela atua em seu organismo? E os efeitos colaterais, existem? Quais são eles? O app Genéricos Brasil permite que qualquer paciente faça buscas por esses dados ao informar o nome de marca ou genérico do medicamento que vai consumir. Mais do que isso, se você tem nas mãos uma receita apenas com o nome de marca de um produto, pode checar quais são os laboratórios brasileiros que produzem uma versão genérica dessa droga e se esses laboratórios o fazem de acordo com as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além de melhorar o nível de informação do paciente sobre os medicamentos que está consumindo, ao permitir que os usuários chequem diferentes opções de genéricos disponíveis para uma mesma droga, o app permite que o consumidor encontre a medicação com menor preço nas farmácias.
Gratuito. iOS e Android
.
Sleep Time
Ter uma noite longa e tranquila de sono é condição fundamental para a manutenção da saúde. Muitas pessoas, no entanto, apesar de passarem até mais do que oito horas na cama, não têm um sono de qualidade, o que as faz sentirem-se cansadas e indispostas ao longo do dia. O app Sleep Time se propõe a monitorar a qualidade do sono dos pacientes por meio de um algoritmo que relaciona os movimentos que você faz ao dormir com a qualidade de seu sono. Ao colocar o smartphone com a tela virada para baixo e o app aberto sobre o colchão, o software observa os períodos em que você fica imóvel, faz movimentos suaves ou agitados na cama. Esses dados permitem ao app calcular quantas horas você esteve em sono profundo, em que momentos despertou e se está cumprindo todos os estágios de uma noite bem-dormida. Os dados coletados podem ser expressos em um gráfico, que você pode enviar ou mostrar para seu médico ao discutir problemas do sono. Outra característica do Sleep Time é um sistema de alarme (despertador) que acorda você no horário em que seu corpo está mais disposto para isso, melhorando a sensação de despertar, função que pode ser muito bem-vinda nos finais de semana, quando não precisamos, necessariamente, despertar num horário predeterminado.
Gratuito. iOS e Android.
.
Glicocare
Acompanhar a evolução da taxa de glicose é um desafio nem sempre simples para portadores de diabetes. A proposta do Glicocare é oferecer uma forma rápida e simples de fazer os registros de todas as suas medições de glicose para, ao final de um período como uma semana ou um mês, obter um relatório da variação de suas taxas. No futuro, o app poderá ser integrado com medidores de glicose com conector Bluetooth, de forma a atualizar as informações digitais automaticamente. Além do registro diário das medições, o app apresenta dicas de alimentação e atividade física adequadas ao perfil de cada usuário, de acordo com sua idade, sexo e, claro, variação da taxa de glicose. O aplicativo possui, ainda, um recurso de “lembrete” que emite alertas sonoros nos horários predeterminados para tomar seus medicamentos, aplicar insulina ou fazer medições do nível de açúcar no sangue. Como se sabe, a adesão cuidadosa e o monitoramento eficaz são condições essenciais para o sucesso no tratamento contra o diabetes.
Gratuito. iOS
.
Stress check
Passar tempo demais estressado aumenta os riscos de ataque cardíaco, problemas no estômago e afeta a disposição do corpo para as atividades cotidianas. Com perguntas simples que podem ser respondidas com um toque sobre a tela do smartphone e medições de batimentos cardíacos (feitos com o posicionar do dedo sobre a câmera do telefone) este app mede seu nível de estresse físico e psicológico. As análises devem ser feitas ao menos uma vez por dia, em horários parecidos, e nunca após praticar exercícios, quando, sem dúvida, seus batimentos estarão acelerados. Os dados coletados permitem avaliar seu quadro geral de estresse e o comparam aos níveis máximos recomendados pela sociedade americana de cardiologia. Se você trabalha demais ou anda sob forte pressão, faça essas medições para saber como seu corpo está reagindo e, ao final, descubra se você pode continuar em ritmo acelerado ou é melhor dar um tempo para seu corpo.
Gratuito. iOS e Android
.
Prato Saudável
Todo mundo sabe que ter uma boa saúde começa com ter uma alimentação saudável e equilibrada. A proposta do Prato Saudável é fazer uma análise nutricional do que você anda ingerindo a partir de fotos de suas refeições. De acordo com a idade, sexo, peso, altura e objetivos (ganhar massa muscular, perder gordura, ter energia para praticar exercícios etc.), o app indica o valor nutricional recomendado para ingestão diária. A partir daí, o software também analisa as fotos que você tira de seus pratos de comida. Um mecanismo de análise de imagens calcula os carboidratos, proteínas e gorduras em cada refeição e é capaz de dizer se você está se alimentando de forma adequada ou não a seu objetivo. O software também sugere opções de cardápios balanceados segundo cada perfil de usuário. Um recurso extra permite a criação de perfis dentro do app, função ideal para que parentes ajudem uns aos outros a controlar sua alimentação. Um casal em dieta pode compartilhar entre si seus resultados como forma de mútuo incentivo ou, ainda, pais preocupados com o sobrepeso de seus filhos podem acompanhar a qualidade de sua alimentação por meio das fotos e cálculos do Prato Saudável.
Gratuito. iOS e Android
.
Yog
Vamos fazer uma caminhada? Que tal, então, uma corrida? As atividades aeróbicas são essenciais para manter (ou baixar) o peso, estimular a circulação de sangue e diminuir os riscos de problemas cardíacos. O Yog é um aplicativo que conta com 200 mil usuários em mais de 90 países que compartilham suas atividades físicas on-line e competem entre si. Ver dados de esforços de outras pessoas, dizem os desenvolvedores do app, ajuda a estimular o usuário a se exercitar mais. O software permite a você programar lembretes para seus treinos de corrida, manter uma lista de suas provas passadas e, mais interessante, conectar-se com um atleta de outra parte do mundo para treinar/disputar juntamente com ele. Distância, tempo, velocidade média e outros dados são registrados automaticamente (usando o GPS do celular), informações que você pode salvar para observar sua evolução nos treinos aeróbicos ou compartilhar na rede Yog ou no Facebook. E aí, vamos correr?
Gratuito. iOS
.
Breath 2 Relax
Em momentos de raiva, pressão ou ansiedade, uma das formas mais eficientes de manter o controle emocional e relaxar é respirar com calma e de pulmões cheios. O aplicativo Breath 2 Relax oferece 26 exercícios de respiração que podem ser realizados em qualquer local com o objetivo de reduzir a ansiedade, melhorar o nível de concentração e até controlar a pressão arterial. Por meio de músicas e comandos de voz (em inglês), o app dá orientações ao usuário sobre como inspirar e expirar e propõe ritmos variados de respiração, além de um contador de tempo, para que o exercício não seja curto demais, prejudicando sua eficácia. Ao final, o aplicativo é capaz de medir a qualidade de sua respiração, batimentos cardíacos e anotar seu progresso de relaxamento em gráficos para consultas futuras.
Gratuito. iOS e Android
.
Water your body
A ingestão de líquidos (fora do horário das refeições, claro) ajuda a acelerar o metabolismo (emagrecer), eliminar toxinas, diminuir o ciclo de vida de vírus em seu corpo e manter os tecidos e células mais fortes e saudáveis. Mas, afinal, qual a quantidade de água que devo beber a cada dia? O app Water your Body calcula o quanto seu corpo precisa de líquidos baseado em sua idade, peso, altura, sexo e na temperatura da cidade em que você vive. Após calcular a média diária necessária para suas necessidades, o app dá alertas se você está acima ou abaixo de seu objetivo, sugerindo que ingira mais líquidos. Para funcionar, no entanto, o usuário deve lembrar-se de postar no app sempre que tomar um copo de líquido! Ao longo do tempo, o app gera gráficos sobre seus hábitos de consumo, ajudando você a entender melhor o comportamento de seu corpo.
Gratuito. iOS e Android
.
TecnoNutri
Qual o valor nutricional de uma lasanha? Hambúrguer é mesmo muito ruim para saúde? E as barrinhas de cereal, são boas opções para matar a fome no meio do dia? O app TecnoNutri mantém um banco de dados com o valor nutricional de mais de dois mil alimentos e permite que o usuário os selecione, conforme os for consumindo no dia a dia. ‘O software permite registrar o consumo diário de alimentos e nutrientes e acompanhar sua alimentação ao longo da semana ou do mês. Baseado no seu sexo, peso e altura, o app faz sugestões de cardápio e estimativas de recomendação energética para quem deseja perder peso ou mesmo ganhar massa magra. Não à toa, é um dos aplicativos mais baixados na categoria de saúde nas lojas da Apple e Google.
Gratuito. iOS e Android
.
Teste de visão
Aquele seu problema de miopia, corrigido com uma cirurgia, está voltando? A idade chegou e você não enxerga mais tão bem como antes? O aplicativo Teste de visão projeta uma série de imagens na tela de seu smartphone e pode fazer cálculos sobre a precisão do que seus olhos estão vendo baseado na descrição do que você vai responder a cada imagem projetada. O app, obviamente, não substitui uma visita ao oftalmologista, mas pode dar bons indícios da acuidade de sua visão e servir de indicação se você deve, ou não, ir logo ao médico. Os dados coletados são comparados com a tabela de Snellen, uma referência internacional para pesquisas científicas com os olhos. Vamos testar?
Gratuito. Android

comentários