37,6% dos brasileiros relacionam trabalho a prazer

0
348

O trabalho é uma atividade ligada ao prazer para 37,6% dos brasileiros, de acordo com o levantamento Jovens e o Sentido do Trabalho, realizado pela 99jobs.com em parceria com a Oficina da Estratégia. A pesquisa contou com a participação de 1.625 pessoas, sendo a maioria jovens entre 23 e 27 anos, 75% concluindo ou já formado no ensino superior e 55,4% do estado de São Paulo.

O levantamento também mostrou que 38,5% dos participantes relacionam trabalho ao conceito de empregabilidade e plano de carreira. Já para 16,1%, trabalho é visto como uma relação de troca, motivada pelo interesse econômico. O restante considera o trabalho uma forma de obter satisfação por meio de objetos e consumo ou tem a ideia de trabalho como dever e obediência a normas.

Diante da pergunta “o que você faria se ganhasse na loteria e pudesse passar o resto da vida sem trabalhar”, apenas 5% disseram que parariam de trabalhar, enquanto 89% afirmaram que continuariam trabalhando, mas de forma diferente, e 6% permaneceriam no mesmo emprego.

comentários