4 dicas para contratar os talentos certos

0
588

Selecionar os talentos errados pode gerar perda de tempo e recursos de uma empresa. Isso pode se tornar comum quando as corporações não sabem como identificar em um profissional as características ideais para aquele cargo. Contratar os talentos certos é, então, um investimento que gera benefícios a longo prazo.

Juliane Yamaoka, gerente geral da empresa de soluções para gestão de pessoas Efix, listou quatro atitudes fundamentais que podem fazer a diferença para contratar e reter talentos nas empresas:

1 – Seleção sem pressa

Avaliar bem os perfis dos candidatos é o ideal na hora de contratar. Nem sempre aquele que tem um bom currículo se adequa à cultura organizacional e tem os objetivos de carreira que a empresa pode oferecer.

2 – Estabeleça as regras do jogo

Os candidatos devem saber de forma clara todas as atribuições, deveres e direitos que terá ocupando aquele cargo. Além de explicar quais são o salário, os benefícios e as políticas de remuneração, é importante salientar as possibilidades de promoção e progressão na carreira.

3 – Faça as perguntas certas

A entrevista é o momento de ouvir os candidatos. Para isso, o recrutador deve fazer as perguntas certas para entender aspectos que não podem ser enxergados apenas lendo o currículo. 

4 – O comportamento é o aspecto mais importante

As habilidades comportamentais necessárias para um profissional integrar-se à cultura da empresa devem ser colocadas acima de suas habilidades técnicas. Sem isso, dificilmente essa contratação será acertada e o talento irá se desenvolver.

comentários