Carreira e Educação

5 dicas essenciais para alavancar carreira

de Redação em 3 de agosto de 2015

Mesmo com diploma universitário em mãos, não é fácil garantir seu espaço no mercado de trabalho. Uma pesquisa do IPEA, feita em 2013, apontou que 50% dos desempregados no Brasil têm mais de 11 anos de estudo. Com este cenário, como fazer para subir na carreira?

Fernando Bueno e Guilherme Ferreira, criadores da empresa especializada em coaching e desenvolvimento de carreira Repense, listaram as cinco principais habilidades que os líderes de grandes empresas buscam em seus contratados. Confira:

Flexibilidade
Se algo mudou, aceite e inicie o processo interno para se adaptar ao novo estilo. Um indivíduo com alto nível de flexibilidade é capaz de identificar rapidamente o estilo de uma outra pessoa e se moldar a ele. A flexibilidade é tão importante e traz tantos benefícios que quem a possui consegue ser muito bem avaliado por todas as pessoas que estão em contato direto com ela.

Assertividade
Saiba dizer aquilo que realmente importa. Isso não significa ser grosso ou demasiadamente direto. É apenas dizer o que é relevante para que algo funcione.. Interlocutores que são assertivos, possuem a incrível capacidade de manter as pessoas conectadas à sua fala durante todo momento em que se comunicam. Saber se comunicar de uma forma clara e que preza pelo que realmente interessa fará de você uma pessoa conhecida por se importar com
seu tempo e com o de quem o escuta.

Senso de urgência
Transmita ao seu líder a sensação de que você valoriza as atividades que ele passa e trate-as com prioridade. Entenda que, entregar o quanto antes não significa fazer de qualquer jeito. Para ser uma pessoa com alto senso de urgência e estimada por seus líderes, você precisará buscar uma forma de entregar seus trabalhos o quanto antes, mas com a mesma qualidade que o faria se tivesse mais tempo.

Foco em resultados
Ou “faça acontecer dentro do que está no seu alcance”. Fazer acontecer significa se desvencilhar de todos os contratempos que irão aparecer ao longo da jornada. Assuma suas limitações e busque evoluir. Só quem tem a visão completa do mapa pode te dizer se a rota é segura ou não. O que fazer quando se deparar com algo completamente novo e que não faz ideia de como proceder? Pergunte, mas não traga desculpas.

Pergunte
Se você está no início da carreira é comum ter dúvidas. Não tenha medo e sente-se com o líder do projeto para esclarecer qual é a dúvida que o faz “travar”. Ser autônomo o ajudará, mas, em alguns momentos, é melhor e mais eficiente se tentar aprender com alguém mais experiente do que simplesmente quebrar a cabeça durante horas para resolver um problema.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail