Gestão

5 dicas para aprimorar o processo de contratação

de em 29 de setembro de 2015

Anunciar a vaga, entrar em contato com os candidatos, analisar os currículos, marcar entrevistas e selecionar o profissional mais adequado à vaga. Contratar uma pessoa para ocupar uma posição na empresa pode parecer uma tarefa básica em meio às outras atribuições de um RH. Apesar disto, muitos profissionais ainda têm dificuldade de selecionar o melhor candidato, principalmente por deixarem impressões pessoais afetarem a avaliação dos futuros colaboradores.

Pensando nisso, a colunista Lily Zhang do site The Muse preparou cinco dicas para aprimorar este processo.

1 – Padronize o processo

Bem antes de começar a entrevistar os candidatos, faça uma lista de perguntas que acredita serem ideais para saber de alguém que queira preencher a vaga. Elas devem ser as mesmas para todos os candidatos. Assim, é mais difícil que haja entrevistas mais longas que outras. Também tente entrevistar todos eles no mesmo local ou pelo mesmo meio. Se você falar por Skype com uns e pessoalmente com outros, alguns profissionais serão prejudicados.

2 – Faça boas anotações

Não confie na sua memória. Tome as notas necessárias para que você possa compreender as melhores características de cada candidato. Antes de tomar a decisão final, releia as anotações.

3 – Use números

Depois das entrevistas, dê uma nota específica para cada habilidade de cada candidato. Assim, você evita dar valor demais a uma ou outra qualidade.

4 – Justifique sua decisão

Após dar notas aos candidatos, é necessário justificá-las, mesmo que seja para si próprio. Esta é mais uma forma de você evitar cometer injustiças com os profissionais que concorrem à vaga.

5 – Peça a opinião de outras pessoas

O momento de dar notas e justificá-las deve ser solitário, mas nada impede que alguém avalie estas justificativas. Desta forma, as influências pessoais serão mais uma vez afastadas.

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