A opinião dos funcionários

0
539

Permitir que os colaboradores utilizem parte do tempo no trabalho para a execução de projetos paralelos às atividades diárias, mas ligadas diretamente ao próprio negócio. Essa era a ideia que a empresa de software de gestão de equipes Runrun.it tinha e levou a cabo com o programa Passion Projects.

A iniciativa consiste em um dia concedido pela empresa aos funcionários para que, a partir de suas ideias, ajudem a melhorar a ferramenta, seja ajustando as características de que não gostam ou, até mesmo, criando novas funcionalidades na plataforma. A atividade acontece a cada 15 dias, período em que os colaboradores registram suas sugestões em uma planilha compartilhada entre toda a empresa, para que sejam analisadas as possibilidades de execução de cada uma delas.

Para Thiago Oliveira, product owner do Runrun.it, ser ouvido pela empresa faz com que o sentimento de responsabilidade que sentimos pelo produto seja maior. “Ver nossas ideias sendo implementadas e nossos problemas sendo solucionados pelo sistema que desenvolvemos nos ajuda a entender que, além de software, criamos valor para alguém. Os Passion Projects são aqueles momentos em que esse alguém deixa de ser um usuário distante, idealizado, e passa a ser alguém real: nós mesmos”, diz.  

De acordo com o CEO e cofundador do Runrun.it, Antonio Carlos Soares, esse momento criativo e ativamente participativo dos desenvolvedores não só os motiva como também faz com que se sintam parte do negócio principal da empresa, que é o software trabalhando e melhorando a favor de si mesmo. “Ao criar algo ‘com as próprias mãos’, fora do road map, a equipe desenvolve um senso de propriedade em relação ao seu trabalho, melhorando sua responsabilidade sobre outras tarefas que venha a desenvolver”, ressalta.

Melhorias 
Os projetos aprovados são implementados pelos próprios desenvolvedores no último dia de cada quinzena, sempre às sextas-feiras. Entre as melhorias já realizadas na plataforma estão: inserção de check list dentro das tarefas; alteração da ordem dos itens dentro do check list; envio de certificados para usuários que realizam os testes disponibilizados pela plataforma; entre outros.

comentários