Ações para diminuir o stress dos funcionários no ambiente de trabalho

    0
    1104

    Não é segredo para ninguém: um funcionário contente produz muito. Questões como desconforto no ambiente de trabalho e não identificação com as funções exercidas são apenas alguns dos motivos que podem impedir que uma pessoa utilize todo seu potencial no dia a dia.

    Um estudo realizado pela Deloitte sobre práticas de gestão de pessoas aponta que 81% das empresas – entre organizações públicas e privadas, de vários portes e ramos de atividades – já adotam programas voltados à melhoria da qualidade de vida dos funcionários. Seguindo essa diretriz, algumas startups já estão adotando atividades para aliviar o stress do dia a dia e contribuir com o bem estar dos funcionários:

    Arquivei – empresa de gerenciamento fiscal
    Na sede da empresa, a sala de Customer Success conta com a presença do ursinho Paçoca. Grande fã de abraços, Paçoca sempre está lá para dar suporte emocional para membros do time de suporte e atendimento que estão enfrentando um dia especialmente duro. Já o primo de Paçoca, o ursinho XML, acompanha a equipe de Inside Sales, desempenhando a mesma função. O diferencial da sala deles é uma parede-lousa na qual os funcionários podem exercitar seus dotes artísticos.

    Cuponomia – site de cupons de descontos
    A startup incentiva seus funcionários a terem uma vida mais ativa. Para quem quer se alongar depois de horas sentado na frente do computador, a sede do Cuponomia possui duas bolas ergométricas que podem ser utilizadas a qualquer momento. Porém, como ninguém é de ferro, toda sexta-feira tem festival de sorvete para todo mundo. A cerveja também está disponível à vontade.

    Rapiddo – serviço online sob demanda para entregas expressas
    Na empresa, toda primeira quinta-feira do mês, a empresa reúne toda a equipe para um churrasco na própria sede, numa área externa, onde é possível montar a churrasqueira e deixar a música rolar bem alto. Esse é um momento para que todos os colaboradores do Rapiddo, conheçam novos membros e troquem experiências de trabalho. É um dia de festa, todos se ajudam e celebram os resultados conquistados no mês.

    Rakuten Digital Commerce – plataforma para e-commerce
    Na Rakuten as culturas japonesa e brasileira se misturam e o resultado é um clima diário de criatividade, motivação e aprendizado coletivo. Sabendo que a satisfação pessoal é um fator indispensável para o desenvolvimento profissional, a empresa estimula os colaboradores a manterem uma rotina saudável e de exercícios, oferecendo descontos em academias parceiras. A Rakuten também acredita que o incentivo à leitura é outra iniciativa importante para aumentar a qualidade de vida e reduzir o estresse no trabalho. Um estudo da Universidade de Sussex, na Inglaterra, já constatou, inclusive, que seis minutos de leitura diária aliviam a tensão em 68%, superando os resultados de atividades como ouvir música, passear ou jogar videogame. Por isso, a empresa possui uma biblioteca colaborativa em que os funcionários podem trocar exemplares e se desconectar por meio de uma boa leitura.

    Mantendo o espírito festivo tão vibrante no país, a cada três meses, a sede é decorada para uma comemoração temática tradicional. São quatro momentos no ano em que o dia de trabalho vira festa: Carnaval, São João, Dia das Crianças e Gincana de Natal. Os colaboradores entram no clima e se vestem a caráter para curtir a programação que inclui brincadeiras, sorteios e comidinhas. Falando nisso, o dress code no dia a dia da empresa é flexível e valoriza a personalidade dos funcionários. A empresa reconhece a originalidade de cada membro do seu time. Os funcionários também são incentivados a trocar experiências sobre o mercado de tecnologia. As equipes têm liberdade para criar debates, os famosos “Tech Talks”, organizados durante o expediente e abertos a quem quiser participar, seja para propor ideias ou apenas para se atualizar sobre tendências e novas soluções tecnológicas.

    comentários