Acompanhando a satisfação bem de perto

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Uma das dimensões avaliadas pela pesquisa que o Great Place to Work (GPTW) faz para a elaboração da lista das melhores empresas para trabalhar, e que é um dos destaques na edição da revista MELHOR, é o respeito. Essa dimensão envolve, por parte da empresa, prover tudo o que os funcionários precisam para a realização plena de seu trabalho: desde equipamentos e recursos, passando por treinamento. Além disso, também estão no escopo dessa categoria o reconhecimento e a apreciação dos esforços extras de seus colaboradores. Isso inclui acompanhar os funcionários e fazer com que eles sejam parceiros nas atividades da empresa, criando um espírito de colaboração entre departamentos e um ambiente de trabalho seguro e saudável. Ou seja, em outras palavras, respeito significa que vida e trabalho pode ser praticável e não apenas um slogan.

O programa Coffee Break em Campo contribui, e muito, na colaboração e integração entre as pessoas e equipes. Trata-se de uma visita dos colaboradores internos às equipes de campo, especificamente os colaboradores da chamada linha viva. Atualmente esta prática consta nos procedimentos operacionais e administrativos da empresa e tem como objetivo a valorização humana, na qual a B&Q integra o pessoal da área administrativa à realidade dos profissionais de campo.  Outra ação de destaque da empresa é o monitoramento do nível de satisfação dos colaboradores por meio do “Humômetro”, instrumento utilizado para verificar o estado de humor em que se encontram os colaboradores na chegada e na saída do “Espaço Maredice”, no horário de descanso. Esse instrumento surgiu da necessidade de verificar o estado de humor dos colaboradores após usufruírem de um espaço descontraído e de descanso/relaxamento. O “Humômetro” é disponibilizado todas as sextas-feiras, no horário de descanso, de 12h às 14h, e é constituído de folhas de flip chart, onde são fixadas carinhas em três cores, sendo: amarela, sentimento de muita satisfação; verde, sentimento de estabilidade (humor); e vermelha, sentimento de insatisfação. Cada colaborador, ao chegar ao espaço, se dirige ao flip chart, preenche seu nome e marca a carinha que retrata o seu estado de humor; ao sair, no final do período do descanso, volta ao flip chart e marca a carinha que o define naquele momento.

Boas práticas 
â–º Coffee Break em Campo: contribui para integrar o pessoal da área administrativa (contador, psicólogo, gestores, analistas, administrativos, diretores e presidente) à realidade dos profissionais de campo, que representam 90% da atividade da companhia.

â–º Humômetro: em uma folha de flip chat, o funcionário indica, por meio de carinhas coloridas, a quantas anda seu humor antes e depois do horário de descanso.

â–º Feedbacks: todos os gestores têm a prática e habilidade para dar feedback aos colaboradores, visando a melhoria contínua nos processos e como pessoa.

 


Empresa de engenharia, a B&Q tem como mercado-alvo empresas concessionárias de energia, de geração, transmissão e distribuição, bem como usinas de energia renovável e micro e pequena geração. Está presente no Nordeste Brasileiro, Norte e São Paulo.

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