Líderes: ofereçam um grande propósito aos seus profissionais

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Por mais incrível que possa parecer, ainda me deparo com muitas empresas (especialmente as de pequeno e médio porte) que carecem de uma “missão” clara de existência. Não falo aqui daquela “missão” que só existe na parede e que não tem reflexo algum na operação, na execução e no cotidiano das empresas. Falo, sim, das missões reais que oferecem especialmente aos funcionários um grande propósito de existência.

Aviso aos líderes: ofereçam um grande propósito aos seus profissionais, por José Ricardo NoronhaEste propósito não pode somente ter um significado mercadológico (de marketing). Ele precisa ser forte, real e legítimo o suficiente para incrementar os níveis de motivação, satisfação e retenção dos funcionários. Eles necessitam fazer parte de algo maior, de algo que vai além apenas da remuneração percebida pelos resultados obtidos.

E como se faz isso? O principal e mais importante elemento de construção de um grande propósito ou missão passa pelo pleno entendimento do “por que” de existência da empresa. Alguns questionamentos sugeridos para fazer este “exercício”: A empresa existe para fornecer a solução para qual problema específico? Ela existe para realizar qual sonho? De que forma a empresa pretende e sonha em impactar positivamente o mundo?

Boa remuneração é, sim, fundamental para todo e qualquer profissional. No entanto, cada vez mais os profissionais talentosos buscam oportunidades e desafios profissionais nas empresas e nos empreendimentos nos quais possam colocar todos os seus dons e competências em ação e em favor de uma grande causa, de um grande propósito e de um grande sonho. E oferecer um propósito, um sonho e uma grande missão são papéis do líder!

Portanto, reforço aqui o recado aos líderes de empresas: ofereçam um grande propósito aos seus profissionais. Assim, conseguirão construir resultados cada vez mais consistentes, uma cultura de encantamento e evitar o risco de perder seus talentos para concorrentes que têm um propósito de existência claramente definido e um poder quase que magnético de atração de bons profissionais.

E, tão fundamental quanto oferecer um grande propósito aos seus profissionais, é fazer com que a verdadeira missão de existência da sua empresa seja visível e perceptível pelos seus clientes e mercados alvo. Na Era do Marketing de Valores em que hoje vivemos, a tendência é que os clientes consumam produtos e serviços das marcas que encontrarem maior congruência com seus próprios princípios, valores e sonhos.

José Ricardo Noronha, vendedor, palestrante, professor, escritor e consultor. Formado em Direito pela PUC/SP com MBA Executivo Internacional pela FIA/USP. Possui especialização em Marketing, Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Vendas pela Owen Graduate School of Management e é Professor dos MBAs da FIA. É autor dos livros “Vendedores Vencedores” e “Vendas. Como eu faço?”.

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