Capacitação de equipes é boa opção em momentos de crise

0
2729

O ano de 2016 foi repleto de instabilidade na economia e de desafios para o meio empresarial em todo o país. Para lidar com as dificuldades, empresas estão apostando na capacitação da sua força de trabalho para manter a competitividade. Um dos exemplos de como isso pode ser aplicado vem da Mandic Cloud Solutions, empresa brasileira especializada em cloud computing, que escolheu desenvolvimento de sua equipe para aumentar a sua lucratividade, ao invés de simplesmente demitir para reduzir custos, algo comum em tempos de crise.
A empresa, sediada em São Paulo, investiu em programas de treinamentos que tem como objetivo capacitar líderes e colaboradores a serem mais produtivos e engajados. Os resultados têm sido animadores e são comemorados pela diretora de Pessoas da empresa, Romi Schneider. “Decidimos investir fortemente em treinamento e desenvolvimento de todo o nosso time. A estratégia não poderia ter sido mais assertiva e em meio as turbulências do mercado, temos crescido e compartilhado os resultados com o nosso time pagando PLR (Participação nos Lucros e Resultados) neste primeiro semestre”, comemora.
A implantação do plano de ação contempla várias etapas. Primeiro os funcionários foram ouvidos em uma avaliação 360 graus para avaliar a qualidade das entregas internas prestadas por cada área assim como o nível de expectativas de cada funcionário em relação à empresa. Assim, foi desenvolvido um plano de ação específico para cada setor. “Os treinamentos envolvem desde treinamentos técnicos, quanto comportamentais bem como na formação e desenvolvimento de nossos líderes. O efeito deste investimento é que ao final do primeiro semestre já havíamos atingido a meta de horas de treinamento estabelecidas para o ano todo. Agora, temos um time mais preparado e motivado enquanto os resultados e a qualidade das soluções estão crescendo”, acrescenta.
Esse tipo de investimento vem se tornando tendência no mercado como um todo e deve receber atenção especial dos departamentos de recursos humanos nos próximos anos. Segundo pesquisa com profissionais de RH em mais de 500 empresas, realizada pela consultoria Carvalho e Melo, em parceria com o Instituto de Qualidade e HGM, 78% das organizações vão investir em treinamento de lideranças nos próximos anos pois acreditam que a gestão de pessoas impacta positivamente os seus resultados e desenvolvimento profissional.
“Muito importante lembrar que estes resultados foram possíveis graças aos nossos multiplicadores internos de conhecimento. Esta ação vem ao encontro de um de nossos valores que é compartilhar conhecimento”, finaliza Schneider.

 

comentários