Gestão

Check-list dos líderes

de *Luiz Fernando Garcia em 29 de novembro de 2017
 Liderança

 

Para ser líder não basta apenas saber delegar tarefas, deve-se também dar o exemplo, trabalhar em equipe e tomar a melhor decisão pensando num todo. Mas o líder pode errar? Sim, ele pode. O erro faz parte do aprendizado e mesmo o gestor, pode sim tomar uma decisão equivocada. O que faz um bom líder é a atitude e posicionamento tomado a partir do erro. Por isso, confira os 10 traços de liderança que o líder deve praticar todos os dias, de acordo com Luiz Silva, Desenvolvedor Back End da Raffcom Agência Full Service.

1. Aceite quando você está errado: Líderes precisam tomar muitas decisões, às vezes eles não escolhem a melhor opção e erros são cometidos. Cabe ao líder tomar a frente, assumir a responsabilidade e trabalhar junto com sua equipe para achar a melhor solução para o problema.

2. Esteja preparado para mudanças: Em uma organização as mudanças constantemente e um líder deve estar preparado para se adaptar, evoluir e conduzir sua equipe na mesma caminhada.

3. Seja honesto: Um líder honesto consigo e com os outros consegue influenciar a todos em seu círculo a fazerem o mesmo.

4. Saiba dar e receber feedback negativo: Um feedback negativo dito de forma correta, mostra para a pessoa o que ela está fazendo de errado e meios para se aprimorar. Nunca se esqueça, seja honesto e gentil.

5. Melhore seu conhecimento: Procure aprender algo todos os dias, seja algo de seu trabalho, seja um conhecimento sobre o mundo, sobre comportamento das pessoas, principalmente algo sobre si mesmo. Para um líder, o conhecimento que ele possui nunca é o suficiente. Sempre existe espaço para mais.

6. Não ache, tenha certeza: Não tome decisões e lados em situações que você não conhece todas as variáveis. Tenha certeza, não assuma responsabilidades derivadas de incertezas.

7. Não seja um herói: Os membros de seu time são as estrelas do show e a gratificação de um líder deve ser recebida de forma indireta. A felicidade de um líder deve estar no crescimento de cada membro de seu time.

8. Pratique ouvir as pessoas: Ouvir está entre uma das habilidades do líder. Estar aberto a escutar o que um membro da equipe tem a dizer, além de estreitar sua relação com o liderado, pode trazer vivências e soluções que podem ser aplicadas em todo o time.

9. Seja grato: Sempre que possível se mostre grato pelo cargo que exerce e pelos bons resultados de sua equipe. Saiba parabeniza-los por tarefas bem executadas e pelos resultados que alcançaram juntos.

10.  Respire: Sempre que surgir um problema, pare, pense e respire. Atitudes tomadas com pressa podem acarretar uma série de erros, por isso, sempre que tiver que tomar uma decisão difícil acalme-se e tire uns minutos para pensar na melhor solução.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail