Como evitar fazer más contratações

0
437

Contratar o candidato errado pode custar caro. Muitos recrutadores podem acabar sendo enganados com o “produto” que foi vendido durante a entrevista de emprego. Selecionar um candidato que não domina o trabalho, não se dá bem com a área ou não tem os valores conectados aos da empresa faz mal não só para a companhia, mas também para o contratado.

Além disto, quando você seleciona uma pessoa que não se encaixa no perfil da vaga, sua reputação como recrutador pode ser prejudicada. Josh Tolan, o CEO da Spark Hire, deu ao site Brazen Careerist dicas de como evitar estas custosas decisões.

1 – Procure “bandeiras vermelhas” na internet
As redes sociais podem dizer muito sobre as características de uma pessoa, não só relacionadas à vida íntima.

2 – Se for entrevistar à distância, prefira as conversas em vídeo
No vídeo, é possível avaliar muito mais do que o tom de voz dos candidatos.

3 – Não tenha medo de fazer perguntas fortes
Perguntas como “Qual a pior coisa que um ex-colega pode dizer sobre você?”, “Por que há brechas em sua carreira?”, “O que você mudaria no seu trabalho antigo?” podem gerar revelações que são melhores se conhecidas antes de contratar.

4 – Faça testes com os candidatos
Isso avalia a capacidade de um profissional realizar o trabalho a que está aplicando.

5 – Fale com referências
Além de pedir o contato de antigos superiores de um candidato, é importante realmente ligar e ouvir o que têm a dizer sobre ele. Não adianta só olhar o que falaram sobre o profissional no LinkedIn.

 

comentários