Como formar equipes de alta performance

0
3920

Para Eduardo Shinyashiki, consultor organizacional, especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes, para se construir uma equipe de alta performance, primeiramente, é preciso de um líder de alta performance. Um líder que aperfeiçoou sua postura, caráter e modo de pensar para cuidar da convivência com as pessoas. “Existem sete estágios para se construir equipes de desempenho elevado. É um caminho que promove o desenvolvimento individual e coletivo a fim de conquistar resultados que vão além do esperado”, explica Shinyashiki. Confira as sete dicas fornecidas pelo especialista:

1. Orientação – É preciso reconhecer a visão pessoal, da equipe e da organização. A visão precisa ser clara para que todos entendam o seu papel, sua parcela de responsabilidade e a sua importância dentro do todo.

2. Construção de confiança – Saber quem são as pessoas da equipe, o que elas gostam e sonham para a vida é uma forma de demostrar que elas são especiais. Isso abre caminhos para a construção de um relacionamento de confiança.

3. Objetivos – Um dos mais importantes objetivos da liderança é criar na empresa um clima de confiança, em que as incompatibilidades entre colaboradores sejam diminuídas, fazendo com que eles procurem sempre em conjunto novos objetivos.

4 – Compromisso – Ter um compromisso com a equipe é saber e principalmente querer trabalhar em conjunto em busca da realização de metas.

5 – Implementação – Definir quem faz o que, quando e onde são diretrizes necessárias para alinhar ações de sucesso. A execução requer um time resiliente, capaz de lidar com os desafios e superar as adversidades que surgem no caminho. Os processos se tornam menos complexos quando há uma implementação eficiente, alinhada ao perfil do grupo e à identidade da empresa.

6 – Alta Performance – Quando atingimos esse estágio estamos altamente ligados aos companheiros da equipe. É o supra sumo do trabalho em grupo, em que todos se tornam um.

7 – Renovação – Temos que estar sempre preparados para eventuais mudanças no cenário. Ainda que a equipe esteja no ápice do seu desempenho, não é descartável a possibilidade de contratempos, como a saída de um importante membro, por exemplo.

comentários