Gestão

Conhecer para integrar

de Allessandra Ferreira em 13 de julho de 2017
Dicas como lidar com o conflito de liderança entre diferentes gerações / Crédito: Getty Images
Como lidar com o conflito de liderança entre diferentes gerações / Crédito: Getty Images

Um tema que é presente e sempre atual nas relações interpessoais é o conflito, ainda mais quando se trata de conflitos de liderança. A impactante diferença entre gerações tem trazido à tona frequentes reflexões a respeito. Nas organizações, isso ganhou destaque e recebeu uma especial atenção de estudiosos que, a partir de teorias e pesquisas que estão ampliando as percepções do comportamento humano, denominaram gestão de conflitos.

Trata-se de um conjunto de técnicas para mapear e gerenciar conflitos entre indivíduos, grupos e empresas, que abrange técnicas de negociação. Mas antes de falarmos sobre o outro, o ambiente ou a situação, quero propor uma reflexão sobre a nossa posição diante dessas situações, como nós contribuímos para gerá-la e como podemos lidar positivamente com tais situações dentro do cenário de convivência entre líderes de gerações distintas. A nossa relação com os outros constitui nossa personalidade. As novas gerações vêm conquistando cada vez mais cargos de liderança e, por vezes, seus subordinados são mais velhos, mais experientes e menos receptivos. Esse universo é repleto de muitas dificuldades em relação às lideranças e diferentes gerações trabalhando juntas. Confira quatro pontos cruciais para o bom desenvolvimento dessas relações:

Paixão
Ter pessoas apaixonadas pelo que fazem é imprescindível para se obter o melhor resultado. Então, como fazer para imbuir cada um dos diferentes perfis nesse espírito de paixão? Vamos lembrar que os baby boomers são apaixonados pela bandeira da empresa. Para estimular paixão no coração dessa geração, uma boa maneira é o reconhecimento público por meio de um prêmio que valorize sua dedicação.
Para a geração X, que valoriza estabilidade financeira, a melhor maneira de manter o interesse aceso é lembrá-los do plano de carreira e a possibilidade de continuar crescendo. Já a geração Y, que considera o trabalho uma fonte de satisfação e aprendizado, vale oferecer-lhes os benefícios de um belo plano de treinamento e desenvolvimento.

Ambiente
Os baby boomers gostam de ambientes organizados, metódicos e com uma clara divisão de áreas. Já os profissionais da geração X preferem o ambiente que estimule a independência e o empreendedorismo como fonte de inspiração, por meio de quadros com metas, gráficos com indicadores e outros meios que mostrem que eles estão em desenvolvimento rumo a seu objetivo. A geração Y produz melhor em ambientes descolados, de preferência sem previsibilidade, ou seja, nada de mesas fixas.

#Q#
Palavra

O uso da palavra imprime a forma com que cada líder lida com a gestão das pessoas e suas consequências, independentemente da geração. Entre os baby boomers, que têm dificuldade de lidar com a perda de status e poder, é comum nos depararmos com líderes que têm muita dificuldade em mudar de opinião e, principalmente, em assumir isso. Eles acreditam que liderar é comandar e controlar, e por isso acabam distanciando principalmente a geração Y no trabalho em conjunto.

A geração X trabalha a linguagem como ferramenta para garantir seu espaço no mercado, pois ela teme perdê-lo para a geração Y e usa todos os mecanismos para garantir o seu comprometimento com os objetivos da empresa. Um ponto muito forte desses lideres é que, quando assumem esse papel, procuram valorizar as competências dos seus liderados e de seus pares.

Os líderes da geração Y são impulsivos e, às vezes, usam as palavras para enfrentar sem medo outras posições de poder. Alguns líderes precisam trabalhar a limitação no uso da palavra falada, pois tendem a utilizar a comunicação digital na maior parte do tempo.

Alianças
Por serem competitivos, os baby boomers utilizam alianças para estabelecer parcerias que os tornem mais fortes em relação aos concorrentes. Os líderes da geração X, que têm um perfil muito empreendedor, utilizam toda a perspicácia para estabelecer relações comerciais e costumam se dedicar muito para as alianças estabelecidas darem certo.

A geração Y, entretanto, já procura estabelecer parcerias que otimizem seu trabalho para que consigam ter mais tempo para atender suas necessidades e desejos. Eles amam desafios e querem fazer tudo à própria maneira. A prática para assessorar e assistir a esse desenvolvimento entre gerações e suas conquistas é a utilização de um planejamento que contemple:
* Estimular pessoas a entender os diferentes estilos de trabalho. Por exemplo, os baby boomers não gostam de ser gerenciados em detalhes, já os da geração Y preferem receber instruções específicas.
* Levar em conta os valores de cada geração. Os baby boomers têm espírito de equipe, a geração X precisa agir de forma isolada e a Y valoriza equipes abertas e honestas.
Incentivar o diálogo. Pessoas da geração baby boomers podem não gostar da informalidade dos indivíduos da geração Y. Estes podem se incomodar se seus insights não forem valorizados.
Buscar o melhor de cada geração. Baby boomers podem ser bons mentores, já os Ys são úteis na hora de encontrar soluções criativas.

Busque pontos em comum. As gerações X e Y valorizam a flexibilidade, e os baby boomers e Y dão grande importância ao treinamento.
Estimule o aprendizado com os demais. A sabedoria é uma característica dos baby boomers, a geração X aprecia a lealdade e a Y está atenta às tendências do mercado.

O mais importante é ter a consciência da importância de planejar iniciativas para estimular o vínculo dos relacionamentos, para que, dessa forma, os resultados cheguem com facilidade.

 

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