Consultor de negócios César Souza lança livro sobre clientividade

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Em 20 anos de carreira, o consultor e palestrante César Souza exerceu importantes posições de liderança como executivo no Brasil e no exterior, incluindo nos Estados Unidos, onde residiu por 11 anos. Presidente e fundador do Grupo Empreenda, ele tem em sua carteira de clientes empresas da lista das 500 maiores e melhores do Brasil, e foi desenvolvendo ideias e práticas que resultaram na criação do princípio da Clientividade.

Consultor de negócios César Souza lança livro sobre clientividadeConsiderado um dos 200 Líderes Globais do Futuro pelo Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, Souza afirma que cliente é muito importante para ficar apenas com o pessoal de vendas, marketing e atendimento. Nesse tom, ele lançou em junho o livro “Clientividade”, pela Editora Best Business.

A obra propõe colocar os clientes no centro das decisões dos negócios e mostra os principais desafios da gestão de clientes. O livro é baseado em uma pesquisa com mais de mil executivos e dirigentes de corporações brasileiras, e aponta que a maior dificuldade para as empresas é construir uma cultura em que todos os colaboradores e parceiros estejam voltados para o cliente.

Crítico do marketing tradicional, que enfatiza os 4Ps (produto, preço, promoção e praça), o consultor acredita que este modelo não prioriza o cliente, e por isso defende uma reestruturação na definição dos valores de produtos e serviços e a substituição dos PDVs (pontos de vendas) pelos PDCs (pontos de compra).

“Em vez de obter lucros adicionando um percentual em cima de custos de produção, as empresas agora definem o que podem gastar a partir do preço que seus clientes estão dispostos a pagar. Quem dita as regras, atualmente, é o valor percebido pelo cliente”, diz.

 

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