Demissão pode ser impulso para a carreira

de Redação em 26 de maio de 2017

Situação exige sair da zona de conforto e enxergar novos horizontes

Quem já foi demitido sabe muito bem a sensação que esse momento causa. O estresse é grande e o mundo parece desabar. Muitas vezes, os sentimentos de culpa e injustiça são inevitáveis, principalmente durante o período recente do desligamento da empresa. No entanto, para muitos especialistas, a demissão pode ser a melhor coisa a acontecer na vida de um profissional.

“Em muitos casos, é o impulso que faltava para a pessoa sair da zona de conforto e lutar pelo que realmente sempre sonhou em fazer”, ressalta Jarve Gerleande de Assis, master coach autor do livro “Liberte seu verdadeiro eu” (94 páginas, R$ 25,00).

Para transformar a tragédia em oportunidade é preciso superar o luto e ter a coragem de responder algumas perguntas sobre si mesmo. Entre elas, “O que realmente causou minha demissão?”; “Eu poderia ter feito algo para evitar esse desfecho?”; O que preciso mudar e aperfeiçoar para aumentar minha capacidade de me manter empregado?”.

Após esse processo de autoavaliação, é fundamental definir um plano de ação para alcançar o novo objetivo. É imprescindível listar as novas competências que precisam ser desenvolvidas, os cursos que serão prioridades, a gestão do networking, além da estratégia para distribuição do currículo.

“Colocando o plano em prática, faça os ajustes necessários e persevere até alcançar a recolocação. Lembro que a demissão faz parte da trajetória de quase todos profissionais em pelo menos uma vez na vida”, destaca o master coach.

Acreditar
Nutrir sentimentos ruins enquanto estiver desempregado, como não acreditar em uma recolocação, não muda a situação. Pelo contrário, dificulta e até atrasa a recuperação pessoal e profissional. “O segredo para sair dessa situação é perdoar a si e aos outros, e lembrar que na vida ou você ganha ou aprende. Você nunca perde”, sentencia Assis.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail