Dicas para economizar nas compras de mercado

0
378

Alimentos são uma grande despesa. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em janeiro de 2015, o preço dos alimentos dobrou nos últimos 10 anos, o que representa um aumento muito acima da inflação oficial neste período. Preocupante, não? Para gastar menos em suas compras, sem deixar de levar tudo o que precisa, não basta só a vontade. É necessário seguir algumas boas práticas que ajudam nessa tarefa.

Concorda? Então lápis na mão para anotar essas dicas de como economizar em suas próximas idas ao mercado:

Faça uma lista de compras antes de ir ao mercado
Quando organizamos previamente o que precisamos, conseguimos evitar os gastos desnecessários e as compras por impulso, pois dessa forma conseguimos ir direto aos produtos desejados. E além disso, garantimos que todos os itens que estão faltando, e são realmente necessários, estejam na compra. Então, não esqueça de conferir as prateleiras de casa e anotar exatamente o que precisa ser reposto.

Não vá ao mercado com fome
Pode parecer exagero, mas ir ao mercado com fome nos leva a comprar muitos itens desnecessários e que, muitas vezes, nem chegarão a ser utilizados. Estando bem alimentado, e com a ajuda da lista de compras, é mais fácil manter o foco.

Dê preferência às compras semanais
Compras mensais são mais cômodas por otimizarem tempo – nós sabemos – mas também costumam resultar em mais desperdício. As compras semanais permitem aproveitar as promoções semanais de produtos.

Não vá ao mercado com pressa
Não dizem que a pressa é inimiga da perfeição à toa. Ao realizar suas compras com pressa, você não consegue comparar preços de produtos e conferir promoções. E ainda tem mais chances de ficar estressado com filas no caixa.

Defina um orçamento
Se você já sabe de antemão quanto pretende gastar, fica mais fácil cortar gastos desnecessários. Estabeleça um orçamento máximo para a semana/mês e se atenha a ele – mas um orçamento realista, ok? Talvez seja necessário priorizar os produtos a levar, mas você se previne de gastos excessivos.

Prefira produtos sazonais
Alguns produtos da estação costumam sair mais em conta. Isso também vale para os produtos da marca da rede do mercado em que você está, que possuem preço diferenciado e, nos mercados das redes do GPA, qualidade garantida.

Evite levar crianças ao mercado
Extrapolar no orçamento pode ser, muitas vezes, culpa dos pequenos. Crianças tendem a desejar produtos diferenciados, com embalagens chamativas e inovadoras, e, dificilmente, resistem à tentação de um chocolate ou salgadinho, não é mesmo? Portanto, se possível, evite levar seus filhos ao mercado com você.

Independente de suas compras serem individuais ou para a família, seguindo os itens acima você será adepto de um consumo consciente e conseguirá economizar e evitar desperdícios. Lembre-se sempre que pequenas mudanças de hábitos podem levar a grandes economias.

Confira o cartão Multialimentação do GPA, produto ideal para incentivar os colaboradores da sua empresa a adquirir sua cesta básica de forma consciente, em uma das lojas das redes do GPA, como Extra, Pão de Açúcar e Assaí, incluindo os formatos de proximidade, como Minimercado Extra e Minuto Pão.

comentários