Doceria aposta em super trunfo para engajar colaboradores

    0
    913

    Franqueadora explora nova maneira para treinar seus funcionários e a brincadeira gera 5% de incremento nas vendas

    Explorando o mote conceitual da própria marca (“gostoso é relembrar”), a rede de franquias de churros premium Olha Churros! incluiu no processo de gestão da equipe uma brincadeira lúdica e ícone da infância dos anos 1990 para treinar seus colaboradores: o Super Trunfo.

    O jogo, adaptado pela franqueadora para funcionar como instrumento de memorização dos atributos dos produtos oferecidos no cardápio, possibilita a padronização da informação entre todos os quase 180 funcionários da rede. “Esse, realmente, era um desafio que tínhamos, já que são mais de 30 produtos no cardápio, incluindo variações de sabores e recheios”, comenta o diretor administrativo da empresa, Rafael Zanetti.

    Por meio da campanha central Instruir & engajar: evolução de dentro para fora, o grupo buscou dinâmicas de instruções e treinamentos que fugissem do tradicional e ajudassem os envolvidos a conhecer, profundamente, cada item, absorvendo os conceitos de cada produto, chegando, conjuntamente com sua agência de publicidade, Black Magenta, à ideia da gamificação, assim como ocorria na memorização das características dos super trunfos antigos: com carros, caminhões, jogadores de futebol, entre outros.

    O Super Trunfo Churros possui 16 cartas com fotos ilustrativas e os atributos de cada iguaria, sempre de maneira bem-humorada: Tradição; Queridinho; Gostosão; Pra Galera; Meninada; Gourmet; e Do Verão. Para cada item escolhido, há uma pontuação, que vai de um a cinco, de acordo com a “força” que o produto tenha naquele quesito.

    “Entendemos, por meio da consulta de campo às nossas franquias, que precisávamos aumentar o desempenho de vendas das unidades e que estas, por sua vez, dependiam da performance de cada um de seus colaboradores. Essa mudança de comportamento da equipe de vendas só acontece quando eles são motivados e conscientizados de que aquele produto não é só uma sobremesa, ele tem um porquê, uma essência, uma lembrança e, por este motivo, é importante saber suas qualidades e diferenciais para atender o exato anseio do consumidor”, ressalta Zanetti.

    Nessa brincadeira, a rede já comemora o aumento de 5% nas vendas nos dois primeiros meses após a implantação do Super Trunfo Churros. “Sabemos que todo esse engajamento é a médio e longo prazo, mas os indicadores já mostram que o caminho está certo”, explica o diretor.

    comentários