Empreendedorismo interno: Saiba o que é e como fazer

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    O intraempreendedorismo ou empreendedorismo interno é o conjunto de ações que estimula seu colaborador a agir e pensar como se fosse dono do próprio negócio, com objetivo de trazer mais produtividade, rentabilidade e melhoria nos relacionamentos. Uma diferença entre o intraempreendedorismo e o empreendedorismo nato é a tomada de decisão, enquanto no primeiro tipo o colaborador precisa de autorizações para implementar, no segundo tipo a decisão de agir é pura e simplesmente do dono do negócio.

    Os setores do seu negócio possuem metas que precisam ser atingidas, certo? Estabeleça equipes e um responsável pela meta e dê a missão de criar um projeto contendo objetivos, ações e orçamentos para que aquela meta seja alcançada. Por exemplo: Se uma das metas for aumentar as vendas em 10% no próximo trimestre, leve pra equipe o desafio de criar em conjunto um projeto, delegue um gestor e dê um prazo para a criação.

    Após o projeto pronto separe um tempinho com sua equipe para que eles apresentem o que criaram. Avalie os riscos, faça adaptações se necessário e coloque no ar. Você não tem ideia da motivação e sensação de participação que ações assim podem trazer para os funcionários. Após as implementações, os participantes devem ir avaliando os resultados e criando planos de ações. Faça também uma premiação ao final da execução de cada projeto.

    Isso tudo funciona, pois você estimula o poder criativo de sua equipe e cria uma espécie de gestão colaborativa, onde todos são completamente responsáveis pelos resultados. É claro que você precisa participar ativamente avaliando o plano e as execuções para não ser “pego” de surpresa com alguma iniciativa que não deu tão certo, mas independente disso, busque motivar seus colaboradores com acertos e erros. O funcionário precisa se sentir parte da empresa, sentir que ele pode expor novas ideias e tomar decisões.

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