Entrega inovadora

0
258

Muito se tem falado sobre inovação, mas quero chamar a atenção para uma questão pouco comentada: a da aprendizagem. Não estou falando do conteúdo de um curso que uma empresa promove sobre um assunto inovador, mas na forma de entrega e transferência do conhecimento de forma diferente e realmente inovadora.

Quando pensamos em inovação para aprendizagem logo lembramos do ensino a distância (EAD), que apesar de conceitualmente antigo, ainda hoje suscita discussões acaloradas no mundo acadêmico e uma resistência preconcebida por parte considerável das pessoas.

EAD não é uma novidade. Longe disso. Lembro-me, na minha infância, de que nos gibis e jornais havia anúncios do Instituto Universal Brasileiro, um dos pioneiros nessa área. Naquele tempo você recebia kits com todo o material para estudar em casa. Hoje é pela internet. Contudo, basicamente, a ideia continua a mesma: aprender algo novo, de acordo com sua disponibilidade de tempo e sem necessidade de deslocamento, consequentemente a um custo menor.

A tecnologia tem papel fundamental no processo de aprendizagem a distância. Na SAP, por exemplo, temos o que chamamos de eLearning, para cursos rápidos, ou eAcademy para aqueles que querem uma certificação. Adicionalmente, para aqueles que ainda acham indispensável um contato com um instrutor, existem as aulas virtuais ao vivo, que possibilitam ao aluno conversar via internet com o instrutor, onde quer que ele esteja.

O.k., você deve estar se perguntando: mas qual é a evolução e o que há de inovador? A resposta é o Learning Hub. Trata-se de uma plataforma de treinamento que permite acesso ao conteúdo por meio da nuvem (tudo fica disponível em tempo real para várias pessoas na internet), havendo possibilidade de troca de conhecimento com outros participantes, com salas de discussão lideradas por instrutores e apoio de sistemas de treinamento preparados para execução de exercícios e testes.

O Learning Hub é um formato que inova o sistema de aprendizagem e tem diversas versões para atender a estudantes, especialistas de negócios, profissionais liberais, parceiros, centros de excelência de pequenas a grandes empresas. Isso é o que há de mais moderno em sistemas de aprendizagem a distância atualmente. Portanto, se você está à procura de algum curso a distância ou planeja fazê-lo para se especializar, tenha em mente que a educação a distância pode, sim, ser ágil, inovadora, simples e funcional, ao mesmo tempo. Fique atento e busque o melhor para seu aprendizado, sempre.

Enrico Martellini é líder de Educação da SAP América Latina

comentários