Espaço para sugestões

0
295

Quem também está incentivando seus colaboradores a opinarem e a sugerirem temas relacionados às ações planejadas pela companhia no Brasil é a Equinix, companhia global de serviços de data center e interconexão. Para isso, ela desenvolveu um ambiente virtual específico, o Idea. “É um espaço de discussão onde os colaboradores podem postar suas ideias sobre os temas propostos, colaborando ativamente para o desenvolvimento da empresa”, afirma Victor Arnaud, diretor da companhia. “Após moderação, as considerações entram no sistema como comentários que podem ser votados – é possível indicar se gostou ou não de forma anônima. As sugestões, inclusive, podem ser ‘seguidas’ e, dessa forma, o profissional recebe notificações sobre o andamento da ideia”, completa.

Todos os profissionais podem fazer sugestões para aprimorar alguma ideia e apontar novas formas de promover a interação entre os times da Equinix no país. De acordo com Arnaud, existem ótimos exemplos de que a colaboração, desde que bem organizada e estruturada, é uma forma eficaz de consolidar uma boa sugestão e transformá-la em realidade. “O sistema Linux, o navegador Firefox e outros diversos softwares livres foram desenvolvidos com base em listas de discussão por temas específicos; são provas da força do conceito de Inteligência Coletiva”, conclui.

+
Baseado em crowdsourcing e inteligência coletiva, o Idea possui interface similar ao Facebook e tem como objetivo estimular a participação voluntária de profissionais da Equinix no país para aprimorar conceitos, desenvolver soluções e debater ideias.

 

Ideias na prática 
Desde sua implementação, o Idea já conta com sugestões aplicadas e outras em processo de avaliação. Para estimular a participação, os colaboradores com ideias colocadas em prática recebem uma bonificação: um cartão-presente de 100 reais.

Bruno Crecca, coordenador da área de segurança da informação, teve uma das ideias mais votadas na plataforma ao sugerir a criação de um programa de corrida para os funcionários. “É importante investir, também, em ações de bem-estar. Foram formados grupos tanto do Rio de Janeiro quanto em São Paulo, cidades onde estamos presentes. Serão realizados treinos todos os dias, inclusive aos finais de semana e cada colaborador pode montar sua grade de acordo com a disposição e disponibilidade. Quem sabe, em breve, poderemos participar de algumas competições”, explica Crecca.

comentários