Especialista fala sobre feedback dentro das empresas

    0
    1206

    A forma de aplicar feedback mudou e com o avanço da geração Z, se torna necessário para as empresas ter gestores capacitados a avaliar sua equipe e o mais importante, saber apresentar esse retorno. O especialista em liderança e desenvolvimento de pessoas, Alexandre Prates aponta as principais queixas sobre feedback dentro das empresas:

    – Completa ausência
    A falta da cultura em dar respostas aos colaboradores nas organizações faz com que essa prática torne-se desnecessária na visão da maioria dos líderes. Por não ser prioridade o feedback normalmente é negligenciado pelas atividades cotidianas, ou seja, o feedback não é prioridade nas organizações.

    – Formalidade excessiva
    Para obrigar a liderança a fornecer um retorno, muitas organizações engessam o processo, não permitindo que seja um momento de descoberta e troca verdadeira entre o líder e o liderado.

    – Inversão de papeis
    A maioria dos líderes acredita que o protagonista do feedback é o líder e não o liderado. “O feedback é um momento de descoberta de percepções, crenças e atitudes do liderado. Quando o líder torna o feedback um monólogo, perde a grande oportunidade de proporcionar um real desenvolvimento”, complementa Alexandre.

    – Falta de acompanhamento
    O feedback é apenas o início do processo de desenvolvimento. Muitos líderes não compreendem que o acompanhamento é o maior responsável pelo desenvolvimento de novas competências. Aplicar um feedback, por melhor que seja, não garantirá a evolução de sua equipe, já o acompanhamento sim.

    – Ausência de sensibilidade
    O feedback não é um momento para o líder desabafar e descarregar as suas insatisfações. “Antes do processo o líder deve se preparar e ponderar muito bem as palavras que irá utilizar. Esse momento pode ser inspirador ou destruidor, está na mão do líder”, esclarece o especialista.

    O especialista Alexandre Prates ministra palestras embasadas no processo de coaching há 7 anos.

    comentários