Estagiar em uma empresa de grande ou de pequeno porte?

0
929

Segundo o especialista em recrutamento e seleção de estagiários, Eraldo Vieira, os profissionais em início de carreira podem ter dúvidas em relação à qual é a melhor empresa para estagiar: a pequena ou a grande porte. Para ele, “antes de tomar qualquer decisão, é indicado que a pessoa faça uma avaliação dos pós e contras do porte das empresas, além de definir qual é seu objetivo de carreira.”

Confira a opinião do especialista sobre os dois modelos de empresas em que o colaborador pode estagiar:

Pequeno porte
• Uma das vantagens de trabalhar em uma empresa pequena é que o profissional terá oportunidade de conhecer de maneira mais ampla os processos, o que pode ser considerado um grande aprendizado para o jovem.
• Nas empresas de menor porte, os profissionais podem arriscar novos processos e sugestões, já que a flexibilidade é maior, ao comparar com uma grande empresa.
• Porém, entre as desvantagens está a falta de uma função definida. Em companhias menores nem sempre o papel de cada profissional está bem estabelecido e o jovem pode ficar um pouco confuso em relação ao seu trabalho, podendo haver um retardamento do crescimento da carreira, já que, como são poucos profissionais na empresa, assumir um novo cargo pode demorar um tempo maior.

Grande porte
• A principal vantagem de atuar em uma grande empresa é que, como ela tem nome no mercado de trabalho, isso pode facilitar a conquista de outro emprego.
• As grandes empresas têm planos de carreira bem estruturados, assim como os processos para desenvolver as atividades. Essas vantagens podem facilitar uma promoção e ajudar no desempenho do trabalho.
A faixa de remuneração de um jovem profissional nestas empresas é compatível com a do mercado.
• Em relação às desvantagens, o profissional que atua em uma grande empresa torna-se especialista em determinado assunto, o que pode ser negativo, caso um dia ele busque um emprego que solicite um profissional mais flexível e que saiba atuar em diversas frentes.

comentários