Ethos e CEERT lançam coalizão empresarial sobre inclusão e diversidade nas empresas

    0
    239

    O Instituto Ethos e o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) lançam, dia 16 de maio, a coalizão empresarial para equidade racial e de gênero, que reúne a experiência de cada entidade para promoção dessas minorias nas empresas.

    “A mudança no quadro de desigualdades raciais no trabalho exige várias medidas, entre elas que se tenha um diagnóstico dos entraves institucionais na inserção e na ascensão profissional, o que requer monitoramento de informações demográficas das empresas e organizações. Algumas boas iniciativas empresariais podem ser identificadas e é fundamental mapear, discutir, detalhar e disseminar essas ações, como cases, com vistas a compartilhar as metodologias e os principais desafios para sua implementação”, explica Maria Aparecida da Silva Bento, diretora executiva do CEERT.

    O lançamento da coalizão empresarial para equidade racial e de gênero será uma reunião das principais lideranças das políticas de inserção racial, que vão relatar a implantação de boas práticas nas corporações, como: Stephanie Oueda Cruz, diretora associada de diversidade e inclusão da Coca-Cola na Europa; Judith Morrison, assessora principal da divisão de gênero e diversidade do BID; Ana Costa, vice-presidente jurídica e de relações governamentais e líder da rede pela diversidade da AVON, entre outras personalidades que estarão presentes neste lançamento.

    “Está na gênese do Ethos a promoção da equidade racial e de gênero. Foi Cida Bento, dirigente do CEERT e hoje nossa Conselheira, que nos provocou para o tema nos idos de 1999. OdedGrajew, fundador e presidente emérito do Ethos, deu prioridade absoluta para internalizar o tema nas estratégias da organização. A partir daí iniciamos os estudos para a publicação da série histórica do Perfil Social, Racial e de Gênero das 500 maiores empresas do Brasil e suas ações afirmativas. E agora com esta iniciativa da Coalizão, igualmente parceira do CEERT, queremos demonstrar que as empresas são atores capazes e responsáveis de combater as desigualdades sociais ao realizar a necessária inclusão de todos para alcançarmos uma sociedade plural, diversa e justa”, enfatiza Caio Magri, presidente do Instituo Ethos.

    A coalizão é uma iniciativa do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Institute for Human Rights and Business (IHRB), com apoio do Movimento Mulheres 360, do Instituto Carrefour, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico.

    O evento é gratuito, das 8h às 12h30, e irá contar com a programação do Diálogo sobre equidade racial e de gênero com lideranças empresariais e a mesa de boas práticas de equidade racial e de gênero.

    8:00 – 8:30: Café da manhã de Boas-Vindas

    8:30 – 9:00: Abertura
    Caio Magri, Instituto Ethos
    Vídeo John Morrison, IHRB
    Diana Daste, Fundo Newton
    Margareth Goldenberg, Movimento Mulheres 360
    Cida Bento, CEERT

    9:00 – 10:30: Lançamento da coalizão empresarial para equidade racial e de gênero
    Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour
    Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil
    Ana Costa, Vice-Presidente Jurídica e de Relações Governamentais e líder da Rede pela Diversidade da AVON
    Guilherme Cavalieri, Diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian
    Judith Morrison, Assessora Principal da Divisão de Gênero e Diversidade do BID

    10:30 – 11:00: Diálogo sobre Equidade Racial e de Gênero com a Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa
    Stephanie Oueda Cruz, Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa

    11:00 – 12:30: Mesa de Boas Práticas de Equidade Racial e de Gênero
    O objetivo desta mesa é o compartilhamento de boas práticas, em curso, e que efetivamente impactam na promoção e no avanço da equidade racial e de gênero nas empresas e organizações. Moderadores: Cida Bento e Caio Magri

    • Caixa (com enfoque na coleta do dado raça/cor, campanhas de sensibilização e monitoramento do dado)
    • IHRB
    • Itaú (a confirmar)
    • Avon (com enfoque no uso de imagem e desenvolvimento de produtos específicos)
    • Sesc (com enfoque em atividades artísticas e culturais)
    • Carrefour
    • Coca-Cola (com enfoque nos aprendizes )
    •  Atkins, EY e Clifford Chance (práticas britânicas que aumentou diversidade de gênero na equipe de executivos sênior, que correspondeu ao melhor desempenho do nosso conjunto de dados: para cada 10% de aumento na diversidade de gênero, o EBIT aumentou em 3,5%.)

    Lançamento do livro “Diversidade nas Empresas & Equidade Racial” – organizadores Maria Aparecida da Silva Bento e Flavio Carrança (CEERT com apoio da Fundação Ford).

    Serviço:
    Lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero
    Data: 16 de maio
    Horário: 8h às 12h30
    Local: Conselho Britânico: Rua Ferreira de Araújo, 741 – Térreo – Pinheiros – São Paulo
    Inscrições gratuitas: Aqui

    comentários