Experimente fazer um pouco mais

0
681
 Cerci Machado

Eu acredito que você é um profissional que almeja conquistar ótimos resultados em sua carreira profissional, estou certo? Se a resposta for afirmativa, então procure ser um profissional acima da média. Para isso, desafie-se a fazer mais do que se julga capaz. Sabe por quê? A maioria das pessoas só faz até onde se julga capaz, raramente encontramos alguém que procura ir além de suas capacidades. As pessoas agem de acordo com suas crenças, e essas podem ser limitantes ou potencializadoras. O sucesso de cada um de nós está moldado de acordo com as crenças que possuímos.

Por esse motivo é que o sucesso chega mais rápido para quem faz mais do que acredita ser capaz.

Reflita: você tem procurado se relacionar positivamente com as pessoas ao seu redor? Você cumpre seus horários e executa as tarefas da melhor maneira possível? Tem feito o que é solicitado pela sua empresa e termina aquilo que começa? Você busca atualizações referente a sua atividade profissional? Se a sua resposta foi sim, parabéns! Mas fique ciente que não está fazendo mais que a obrigação. Para conquistar muito mais em sua carreira o caminho é ser um profissional que faz mais do que a obrigação.

Veja as pessoas de sucesso, aquelas que alcançaram o êxito em suas atividades, elas possuem algumas características em comum, entre elas a crença que jamais devem se entregar diante dos obstáculos. Observe o exemplo de superação do pianista e ilustre maestro brasileiro João Carlos Martins. O maestro teve que se afastar da música várias vezes devido a lesões, cirurgias e tantos outros obstáculos, mas sempre persistiu e deu a volta por cima. Esta história de superação nos ensina que ele não se entregou diante das dificuldades que a vida lhe impôs, pois o maestro sempre procurou fazer um pouco mais. Hoje ele continua brilhando nos palcos! E a história de Ayrton Senna, considerado um dos maiores ídolos do esporte brasileiro de todos os tempos, sempre destemido, jamais deixou se abalar pelo medo, pois usava a coragem para se superar e procurava enfrentar com dedicação, preparação e disciplina os limites que surgiam a sua frente. Isso o fez ser um grande campeão!

Grandes escritores expressaram em suas obras a importância de experimentar fazer um pouco mais para conquistar nossos sonhos. Veja, por exemplo, Napoleon Hill, autor do livro “A Chave Mestra das Riquezas”. Ele escreveu que um dos princípios do sucesso é “caminhar um quilômetro extra”, ou seja, para quem almeja fazer a diferença deve ter iniciativa, coragem, autoconfiança, pois andar um “quilômetro extra” é entregar um trabalho superior do que aquele para o qual somos pagos, realizando as tarefas com uma atitude mental positiva. Inclusive, o autor afirmou em seu livro que tal princípio protege um profissional contra a perda do emprego. Zig Ziglar, autor do livro

“Além do Topo”, foi um dos escritores e palestrantes motivacionais de maior sucesso nos Estados Unidos. Certa vez ele disse: “Não há trânsito naquele 1 quilômetro a mais que você anda.” Fazer mais do que se julga capaz não significa ficar se cobrando demais, ser quem você não é, ou ter o desejo de ser perfeito a todo momento. Prezado leitor, não confunda “autossuperação” com “exigir demais de si”, pois isso pode ocasionar em frustrações severas.

Andar um quilômetro extra é um exercício de crescimento e evolução, e não de autoafirmação. Lembre-se, é impossível alguém vencer sempre. Eu acredito que se você tiver um grande objetivo em mente, algo inspirador que lhe dê todas as razões para acordar cedo todos os dias, e não desistir, então você tem as condições para ultrapassar suas limitações. Portanto, não se esqueça que você só saberá o quanto é capaz quando se der uma chance para ir além. Jamais permita que algum limite o impossibilite de conquistar aquilo que considera importante para sua vida. Então, treine, se desenvolva, acredite em seu potencial e se acostume a praticar mais do que lhe compete.
“O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo.” (Antoine de Saint-Exupéry)


Cersi Machado
é palestrante motivacional e treinador empresarial. Especialista em atendimento, motivação e comprometimento de equipes.

comentários