Carreira e Educação

Fatores de sucesso

de Ricardo M. Barbosa em 15 de julho de 2015

A maioria dos colaboradores anseia por um dia alcançar o papel de gestor, e quando conquistado é motivo de grande alegria. Mas não se pode deixar de lado os aspectos negativos que surgem: há uma grande distância entre um bom profissional e um bom gestor.

Não existe uma fórmula pronta para se tornar um bom gestor; cada situação pede características diferentes e próprias do negócio que dificilmente poderão ser utilizadas em outros segmentos. Mas existem dois pontos imprescindíveis para uma gestão adequada: paixão por aquilo que se faz e capacidade de resiliência.

Ter paixão pelo negócio é imprescindível para vencer as barreiras diárias e principalmente para motivar a equipe. Uma pessoa que não acredita e não defende o projeto do  qual faz parte não consegue enfrentar todas as barreiras, o que se reflete diretamente na produtividade.

Outro ponto importante, a resiliência, é a capacidade de se adaptar a diversas situações mesmo que adversas. Em cada situação, e até mesmo nas mudanças de equipe, deverá ocorrer adaptação na postura do profissional, de forma que não haja prejuízo nos processos de trabalho. Outras características que devem ser priorizadas pelos bons gestores são:

1. Capacidade de mediar e resolver conflitos
É saber ouvir e mediar os conflitos logo que surgem, mas não se deve tomar partido  e buscar que as respostas para os conflitos ocorram naturalmente, trazendo ganhos para corporação. Tenha uma postura racional, evitando reações que prejudiquem o clima. Discussões ríspidas e muito emocionais devem ser controladas.

2. Iniciativa e proatividade
Em qualquer empresa, ter iniciativa e proatividade proporciona destaque, mostra o quanto você é engajado e quer crescer. O gestor, por sua vez, não se preocupará apenas com os demais funcionários, mas com todos os concorrentes que existem no setor de atuação. Agir é imprescindível para fazer os resultados aparecerem.

3. Autoconfiança
O profissional que quer tomar a frente de uma equipe precisa confiar em si mesmo para decidir, arriscar e buscar novas formas de solucionar um problema que envolve vários setores.

4. Capacidade de reter talentos
Mais do que se esforçar para manter talentos na sua empresa, é imprescindível cativá-los e dar a eles ambições e segurança para que queiram continuar no projeto e, principalmente, almejem crescer. Para isso, incentive a aprender e estar perto do núcleo de decisões do negócio.

5. É importante delegar o operacional
Um gestor tem como função gerenciar as ações, e se ficar se dedicando às questões operacionais perderá tempo e, principalmente, não estará preparado para sua real função. Delegue tarefas operacionais.

6. Conexões e criatividade
O gestor deve estar atento às inovações e mudanças do mundo, e saber aplicar essas inovações ao cotidiano da empresa e ao seu campo de atuação, levando a um retorno imediato.

7. Controle
O gestor não pode esquecer que ele está no comando e que é possível e aceitável delegar as funções, mas não é adequado entregar todo o processo nas mãos da equipe, por mais competente e confiável que ela seja. Portanto, esteja na frente, crie métodos que possibilitem a visibilidade de todos os projetos em andamento, com o bom e velho relatório.

8. Aprendizagem contínua
O bom profissional busca se capacitar, mas, se não possuir algumas das características citadas, aprenda e se especialize para então desenvolvê-las e aprimorá-las com o conhecimento adquirido.


 

Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting

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