Formação de pais

0
650

BOA PRÁTICA

Grupo Malwee oferece curso de gestantes e dá orientações para “pais grávidos”

couple-1126637_1920

Vencedor do prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SC), no ano passado, na categoria gestão de pessoas, o Programa de Orientação Materno-Infantil, uma iniciativa do Grupo Malwee, visa orientar e esclarecer técnica e psicologicamente sobre o que acontece nessa fase da vida, das gestantes e seus cônjuges, para uma gestação mais segura e saudável, proporcionando conhecimento e tranquilidade nos primeiros cuidados com o recém-nascido. Dentre as iniciativas do programa está o Curso de Gestantes e Pais Grávidos que, desde 2005, é realizado em todas as unidades do Grupo Malwee, no Sul do Brasil.

Programa de Orientação Materno-Infantil

Com foco na saúde e bem-estar das grávidas, futuros papais e seus bebês, o Curso de Gestantes e Pais Grávidos é gratuito e ocorre duas vezes por ano em todas as unidades do Grupo Malwee em Santa Catarina. Em Jaraguá do Sul, o curso é realizado em parceria com o Hospital e Maternidade Jaraguá, grande apoiador e contribuinte nesse sucesso. Ao final de cada curso é realizada uma visita às dependências da maternidade para o conhecimento do espaço. Isso traz, como consequência, mais tranquilidade para as gestantes no momento da internação e parto. O Grupo Malwee também disponibiliza a todas as gestantes o pré-natal no ambulatório da empresa e presenteia os colaboradores com um brinde maternidade/paternidade, composto por uma bolsa e kit de roupas para recém-nascidos.

O curso é ministrado por diversos profissionais voluntários, como médicos obstetras, pediatras, odontopediatras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e profissional da polícia militar, que abordam temas que vão desde a gestação, como alimentação, amamentação, vacinação, segurança, orientação postural nas atividades diárias, internação, parto, até os primeiros cuidados com o recém-nascido, sendo disponibilizado aos participantes, ao final do curso, material didático com todo conteúdo abordado.

“A gestação é um momento especial na vida de um casal, repleto de descobertas e dúvidas a respeito da chegada do bebê. Esse aprendizado proporciona segurança e bem-estar aos nossos colaboradores, agora responsáveis por uma nova vida”, explica a gestora de recursos humanos do Grupo Malwee, Celice Fischer Finkbeiner.

Curso de gestantes

Anualmente, aproximadamente 225 pessoas participam do curso de gestantes do Grupo Malwee. Desde o início do curso, mais de 2.200 papais e mamães receberam orientações e acompanhamento. O Grupo Malwee proporciona esse curso para o momento mais importante da família, contribuindo com a qualidade de vida tanto dos colaboradores quanto da comunidade em geral.

O colaborador Adriano José Demarchi e a sua esposa Daiane Helena Marquardt Demarchi planejaram cada detalhe da gestação e estão felizes com a chegada do primeiro filho. Há 15 anos trabalhando na empresa, Adriano ressalta que se sentiu mais preparado para ser um bom pai depois de participar do curso. “Eu não conhecia muitas coisas, agora me sinto bem informado”, comentou. A esposa afirma que conseguiu esclarecer todas as dúvidas e obteve informações sobre assuntos que desconhecia. “Durante o curso consegui me decidir sobre qual tipo de parto realizar. Além disso, o esclarecimento da amamentação, alimentação na gestação e vacinação foi muito importante para nós”, comenta Daiane.

Resultados positivos

“A troca de experiências nesse curso é muito rica e de grande auxílio, pois promove saúde e qualidade de vida através das informações, favorecendo, desde a gestação, um vínculo mais saudável e amoroso entre a mãe, pai e bebê, que serão mantidos por toda a vida”, destaca a coordenadora do projeto no Grupo Malwee, Silvia Volkmann Martins. Ela acompanha o Programa de Orientação Materno-Infantil há quase 20 anos, ou seja, desde o início das ações do programa e do processo de implantação do curso na empresa.

“Os pais ‘marinheiros de primeira viagem’, como eles mesmos dizem, me falam de suas dúvidas, que foram esclarecidas e seus depoimentos refletem a real importância das informações transmitidas pelos profissionais e o êxito do curso. A participação do casal traz um envolvimento maior. O pai compreende melhor as mudanças hormonais da mulher, de humor, por exemplo, e a esposa se sente mais apoiada. Juntos vão conhecendo as mudanças físicas e emocionais que acontecem e que vão fazer deste o momento mais especial já vivido”, destaca Silvia.

Ana Claudia Padilha Lersch, coordenadora do projeto no Hospital e Maternidade Jaraguá, e também palestrante do curso, conta que sentia a necessidade de colocar os profissionais de saúde mais próximos das gestantes e pais grávidos antes da chegada deles na maternidade para o atendimento ao nascimento, tornando esse contato menos hostil e mais humano, mais próximo, mais acolhedor. “O nascimento de um filho é como uma sementinha plantada. Regadas com amor, carinho, educação, trará benefícios para seu pleno desenvolvimento. Com isso, teremos futuras gerações mais saudáveis, aumentando o vínculo familiar”, relata Ana Claudia.

comentários