Gestão humanizada reflete na relação entre colaboradores e clientes

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Dentre os diversos recursos existentes em uma organização, o recurso humano tem sido trabalhado e desenvolvido dentro dos princípios da gestão humanizada, em que o indivíduo é compreendido em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Ou seja, é percebido e respeitado na sua totalidade e singularidade.

Em um mercado cada dia mais competitivo, as organizações precisam desenvolver estratégias que atendam às necessidades da empresa, bem como às necessidades e expectativas dos indivíduos que compõem seu capital humano.

O desafio dos gestores é conseguir conciliar os objetivos pessoais e profissionais dos colaboradores, e manter a produtividade saudável da organização. As práticas adotadas para se atingir esses objetivos, são:

Respeitar a história e o momento de vida de cada colaborador, exercitando e estimulando a empatia na organização;

Desenvolver relações cordiais na equipe, possibilitando um ambiente agradável e saudável, no qual todos possam se sentir pertencentes ao grupo, acarretando em maior satisfação e retenção dos profissionais;

Promover espaços de escuta e de voz, em que os profissionais se sintam acolhidos e seguros para exporem suas percepções, sejam elas positivas ou negativas, em relação aos processos, líderes, diretrizes, entre outros;

Ajudar os colaboradores a melhorarem suas performances, por meio de feedbacks contínuos;

Oferecer treinamentos técnicos e comportamentais para uma atuação mais segura dos profissionais.

Os resultados alcançados têm se mostrado satisfatórios com as práticas da gestão humanizada: diminuição no índice de rotatividade, queda no número de absenteísmo e afastamentos, maior envolvimento e motivação dos colaboradores.

Na Top People, empresa especializada em trade marketing e recrutamento e seleção, em um quadro de aproximadamente 600 colaboradores, chegamos a passar dois anos sem causas trabalhistas e, por consequência, temos clientes cada dia mais satisfeitos com os serviços oferecidos por nossa empresa.

Acreditamos que o exercício da gestão humanizada reflete na prática do atendimento humanizado de nossos colaboradores para com nossos clientes, promovendo, assim, um círculo virtuoso.

Raquel Lima, administradora e psicóloga, com especializações em psicologia cognitiva e comportamental e em neuropsicologia. Gestora geral e responsável pelo departamento de recursos humanos na Top People.

Gestão humanizada reflete na relação entre colaboradores e clientes

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