Janete Vaz encerra o Concarh 2017

    0
    966

    Vice-presidente do Conselho de Administração e cofundadora do Grupo Sabin, destacou a importância da felicidade dentro das organizações

    Emoção não faltou durante a cerimônia de encerramento do Congresso Catarinense de Recursos Humanos (Concarh). A programação foi encerrada na sexta-feira, dia 14, com a palestra magna “O Movimento que transforma”, de Janete Vaz, vice-presidente do Conselho de Administração e Cofundadora do Grupo Sabin. Janete trouxe ao público o modelo de gestão e a sua trajetória profissional à frente do Laboratório Sabin de Análises Clínica.

    Janete revelou o segredo que transformou o Sabin, que em 1984 tinha apenas três funcionários, em uma das 500 maiores empresas brasileiras e em um dos maiores players em Medicina Diagnóstica do Brasil, com mais de quatro mil colaboradores, 74% de liderança feminina, 225 unidades no país e faturamento anual milionário.

    Ao rememorar esta trajetória empresarial, Janete respondeu ao questionamento proposto pelo Congresso Catarinense de Recursos Humanos (Concarh) 2017 aos mais de 800 congressistas e visitantes que participaram dos dois dias de evento: o que move as pessoas?

    O que moveu Janete Vaz durante essa transformação foram seus valores pessoais, adquiridos ainda durante a infância vivida na fazenda, através do exemplo do pai e da mãe. “Aprendi a fazer negócio no alpendre da fazenda, com meu pai, que dizia que a palavra vale mais do que uma assinatura, e com minha mãe aprendi a cuidar do outro, através da responsabilidade social”, exemplificou Janete, que tornou os valores familiares parte da cultura empresarial da Sabin e os compartilhou com as equipes através de um sólido sistema de comunicação, do planejamento estratégico ousado e de uma política de cuidados com as pessoas que vida a felicidade e o bem-estar.

    Ao concluir, Janete revelou: “pessoas felizes produzem mais e melhor. Ninguém produz bem em um ambiente hostil e depressivo” e aconselhou os profissionais de RH sobre os caminhos que devem ser trilhados na trajetória de valorização das pessoas. “Atrair, desenvolver, desafiar, reconhecer, recompensar e comemorar: é com esse nosso modelo de gestão e a forma como mantemos os nossos funcionários felizes e satisfeitos”.

    Com os ensinamentos da palestrante, a jornada rumo ao conhecimento proposta pelo Concarh teve fim. Ou melhor, fez uma pauta até 2018, quando será realizado o próximo Congresso. A partir de agora, a inspiração será a companhia de todos os participantes engajados e inspirados em um movimento que propõe a felicidade para transformar as empresas brasileiras em locais cada vez melhores para se trabalhar.

    O Concarh reuniu mais de 800 congressistas e visitantes em uma jornada de dois dias repletos de conhecimentos, de trocas de informações, de relacionamentos, de network, de negócios e de serviços. Ao todo, foram seis palestras magnas, seis palestras simultâneas e dois workshops que buscaram inspirar e convidar os profissionais e gestores de recursos humanos das maiores empresas do país a responderem a questão: “o que move as pessoas? Signifique, simplifique e transforme”. Este foi o tema da 27ª edição do evento, que ocorreu entre os dias 13 e 14 de julho, no Centrosul, em Florianópolis.

    Paralelo ao Concarh ocorreu a Exposição Catarinense de Produtos e Serviços de Recursos Humanos (Expocarh). Mais de 20 expositores apresentaram aos congressistas novidades e inovações em produtos e serviços direcionados aos setores de Recursos Humanos. Além das pessoas e dos negócios, a tecnologia também se tornou evidência e referência no Concarh 2017, que adotou a sustentabilidade ambiental ao propor aos congressistas e visitantes que acompanhassem toda a programação do evento através do aplicativo exclusivo. Mais do que contribuir com a preservação do meio ambiente, o app gerou interação e engajamento entre os participantes.

    O Concarh é uma realização da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Santa Catarina. O presidente, Paulo Sérgio de Souza Correa, agradeceu a presença de congressistas, patrocinadores e expositores e aproveitou para convidar a todos para a edição 2018 do Concarh. Correa assumiu a presidência da entidade ao lado de Goreti Maestri, nova vice-presidente, no lugar de Tetê Barbeta.

    comentários