Líderes em potencial: empodere seus colaboradores

    0
    1368

    Por Federico Vega*

    Muitos especialistas já citaram como o capital humano é essencial para o sucesso das corporações, entretanto o que você tem feito para produzir líderes internamente? Você pode estar desperdiçando talentos muito valiosos e que não se afloram antes de estimulá-los.

    Você se recorda do que aconteceu antes daquela promoção ou reconhecimento, antes de se tornar o líder que é hoje? Naquele momento, mesmo que você não tenha percebido, o empoderamento – do inglês empowerment – aconteceu. Eles te deram confiança para ser quem você poderia ser e deram credibilidade às decisões que você iria tomar.

    Saiba que você tem que fazer o mesmo com a equipe! Deve estimular, cuidar e ter atenção para que eles se desenvolvam da melhor maneira possível, assim, quando todos chegarem no topo, os líderes irão se destacar. E quer uma dica: dê poder a eles, deixem que tomem as decisões e veja de perto os resultados delas. Isso vai fazer com que eles criem o espírito de pertencimento.

    A prática do empowerment é fundamental para libertar a empresa do vício da centralização das decisões, que a torna lenta e burocrática. Quanto mais líderes você tiver, mais ombros terão para te ajudar a carregar e movimentar ela para o mais próximo do sucesso. O ponto é que as diversas vozes irão multiplicar o discurso da companhia, ajudará na hora de refletir sobre um problema e na hora de implantar as soluções.

    Você pode ter em sua equipe uma verdadeira fábrica de líderes, mas para identificar é necessário entender isso e possuir a cabeça aberta para permitir que as pessoas sejam alçadas e suas vozes ouvidas. Dar poder, em um mercado tão implacável, pode fazer você sentir medo, mas vai ser muito benéfico e fará de sua empresa mais forte.

    *Federico Vega é CEO e fundador da transportadora CargoX.

    comentários