Livro “Horizontes para a liderança” traz perspectivas e reflexões

0
1703

A Editora Senac São Paulo lançou o livro “Horizontes para a liderança – Para onde nos levam nossos modelos, crenças e ações”. A obra traz perspectivas sobre o mundo corporativo e as relações humanas, além de uma reflexão sobre a influência das atitudes de todos os atores de uma organização na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

O livro foi escrito por de Lucila Mara Sbrana Sciotti, superintendente de operações do Senac São Paulo desde 2006, doutora e mestra em educação, e coordenadora de operação das 57 unidades Senac no estado de São Paulo e da área de Atendimento corporativo. “Todo gestor de uma equipe será um gestor de pessoas, já que essa tarefa é inerente ao cargo, pois coordenar uma equipe é coordenar pessoas”, afirma Lucila.

Ela parte do princípio de que qualquer gestor é responsável pelos recursos humanos de uma organização, visto que são as relações interpessoais que irão determinar como o grupo irá se comportar. “É na rede estabelecida a partir de cada pessoa que se formam as principais características de um local de trabalho.”.

Uma das propostas da autora é que os líderes façam do seu comportamento um exemplo a ser seguido, mantendo a coerência entre o discurso e a prática. Para ela, o gestor precisa aprimorar suas competências técnicas na mesma medida em que desenvolve a dimensão ética, o que envolve a busca constante pelo autoconhecimento.

Ao longo dos capítulos, a autora expõe as características de vários perfis de gestores – contrapondo os autoritários com os democráticos, os centralizadores com os disseminadores, os impositivos frente aos inspiradores e individualistas versus os interacionistas entre outros -, avaliando as consequências das atitudes de cada perfil para o desempenho e para a harmonia do grupo.

Livro "Horizontes para a liderança" traz perspectivas e reflexões

 

comentários