Manter o colaborador atuante na estratégia

0
925

Melo Júnior: respeito e investimento nas pessoas

A participação dos funcionários nas diretrizes recebe um grande incentivo na Sama. A empresa reforça sua missão, visão e valores durante a elaboração e revisão do planejamento estratégico e a participação dos colaboradores tem um papel importante por meio de sugestões e de uma atuação em conjunto com as lideranças nas definições dos objetivos e metas que irão nortear, ao longo de um determinado período, a companhia.

Nesse trabalho, reforça-se a missão da Sama, que é a extração, beneficiamento e promoção da crisotila e outros bens minerais de forma segura e rentável, satisfazendo acionistas e clientes, de forma sustentável. Da mesma forma, é ressaltada sua visão, de “ser uma empresa usuária das melhores tecnologias de mineração, reconhecida como uma organização ética e responsável, diversificada, que influencia o meio pelas melhores práticas de sustentabilidade”, por meio de valores como competência, compromisso, confiança, ética, respeito, segurança e transparência.

O modelo de gestão participativa é fortalecido na empresa pela política de sustentabilidade, que envolve o colaborador em uma nova relação de trabalho e o engaja em novas responsabilidades. Para se ter uma ideia desse envolvimento, no ano passado foram realizadas 29 reuniões dos líderes com os colaboradores em suas respectivas áreas para elaboração da análise SWOT. Esse trabalho teve como resultado 347 sugestões. Elas foram discutidas durante a definição dos objetivos e metas do planejamento estratégico para 2015. Também foram feitas cinco reuniões para cumprimento das etapas de coordenação e análise de elaboração do planejamento estratégico. E todos os colaboradores receberam um material didático autoexplicativo, para disseminar mais ainda a estratégia da empresa. Nesse processo, toda a liderança foi envolvida para promover, divulgar e reforçar esse conteúdo junto aos colaboradores.

A Sama acredita que o compartilhamento da visão e dos objetivos da empresa é fundamentado em um compromisso mútuo que inspira os colaboradores a perceberem a importância do seu papel na equipe e nos resultados globais da companhia, de acordo com seus valores.

O reforço contínuo da missão, como também da visão, valores e política da empresa junto aos colaboradores é realizado também durante a integração de novos colaboradores e nos chamados diálogos diários de segurança (DDSs), quadrimestralmente nas reuniões de análise crítica, e anualmente quando são repassados os objetivos e metas revisados do planejamento estratégico. Em todas as áreas da empresa estão afixados cartazes, banners e quadros que contemplam essas diretrizes organizacionais, as quais abrangem também os colaboradores dos parceiros e fornecedores durante a integração. Dessa forma, os colaboradores assumem o compromisso de que são eles os responsáveis pelos resultados, e, consequentemente, pelo sucesso da empresa.

Tempo de celebrar

E com os bons resultados vêm as comemorações. A Sama desenvolveu e mantém ao longo dos anos campanhas e programas internos que visam o reconhecimento da boa performance profissional do colaborador. Um exemplo são os programas de reconhecimento profissional por tempo de serviço Gente 10, Gente 20, Gente 30 e, o mais novo, Gente 35. Eles homenageiam os colaboradores que contribuem com o crescimento da empresa há mais de 10, 20, 30 e 35 anos. As homenagens são feitas durante um evento em um dos clubes do complexo residencial da mineradora, com a participação dos familiares dos homenageados. No ano passado, foram homenageados 38 colaboradores com 10 anos de empresa, oito colaboradores com 20 anos.

Além dessa festa, a Sama celebra com seus colaboradores todos os eventos relacionados às conquistas e datas comemorativas.  Desde o Dia da Mulher – quando é realizado um coquetel para homenagear as colaboradoras, estagiárias e aprendizes, que recebem presentes como artigos de perfumaria e maquiagem e rosas – ao Dia dos Homens, passando pelo Dia das Crianças, Mães e Pais. Isso sem contar o Natal, quando a empresa organiza uma tradicional festa de confraternização, com a participação de colaboradores, terceiros e seus familiares. No ano passado, o evento foi realizado no Clube Social do Complexo Residencial e contou com a presença de aproximadamente duas mil pessoas. Outro evento de sucesso entre os colaboradores é a Mostra de Talentos, no qual os funcionários e familiares foram convidados a realizar apresentações musicais previamente preparadas. No ano passado, foram 17 apresentações com diversos estilos musicais.

 Gestão participativa
Para ser uma empresa melhor, o segredo está na retenção dos talentos e na gestão participativa, em que a valorização, o respeito e o investimento nas pessoas resultam num clima harmonioso, com os colaboradores engajados e felizes, unidos pelo sucesso da empresa de que se orgulham em trabalhar.

Moacyr de Melo Júnior, gerente de recursos humanos

 

Boas práticas 
â–º Feliz Aniversário: para celebrar o aniversário do colaborador é realizado, mensalmente, um coquetel especial. Ao final, os aniversariantes recebem das mãos do seu líder um presente. A cada ano é oferecido um presente diferenciado.

â–º Dia da Secretária: este dia é comemorado com festa, presentes e coquetel. Em 2014, as homenageadas receberam um kit de produtos de beleza e perfumaria. As convidadas participaram também de um coquetel com as lideranças da empresa, recebendo as homenagens em agradecimento e valorização pelo excelente trabalho prestado.

â–º Comemorando a promoção: para comemorar a promoção do colaborador no novo cargo quando há mudança de área, é oferecido um lanche de boas-vindas, com a presença de todos os colegas e líderes da área. Na ocasião, os novos colegas têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o colaborador promovido em um clima amistoso e receptivo.

 


A Sama é uma mineradora de amianto crisotila, uma empresa 100% brasileira, do Grupo Eternit. Iniciou suas operações em Minaçu (GO), em 1967, e hoje é a maior mineradora de crisotila da América Latina e a terceira do mundo.

comentários