Momento de mudanças

0
426

PARA AS JOVENS MAMÃES

Como fazer a transição do berço para a cama

cradle-770287_1920

Um dos momentos mais significantes na vida de uma criança é quando ela deixa seu berço para então dormir na cama. O processo de mudança deve ser entendido como um marco de independência da criança muito importante e pessoal e deve ter o seu momento certo, afinal, o berço é como um ninho, fonte de conforto emocional e de segurança.

A transição pode ser feita em dois momentos. O primeiro é quando o bebê já fica em pé dentro do berço e escala as grades tentando sair. Mesmo que a criança não saia, a mudança deve ser feita por questões de segurança, explica a psicóloga Christine Bruder, diretora do Primetime Child Development. Outra ocasião é quando os bebês de 20 a 24 semanas demonstram interesse em experimentar a cama. “Assim como outras mudanças na rotina da criança, esta deve ser conversada e explicada, a criança deve ser ouvida e a decisão final, como sempre, cabe aos pais”, afirma Christine.

Após a mudança,é preciso dar atenção à cama. A psicóloga recomenda que seja baixa e possua uma grade lateral. “Para tornar o novo ninho mais familiar e aconchegante, os pais podem colocar na nova caminha um travesseiro, almofada ou mantinha que ficava com o pequeno no berço”, afirma.

A fase de adaptação será marcada pela criança levantando e saindo da cama várias vezes, pois isso faz parte do sentimento de liberdade e da nova independência que a mudança gera. “Após as primeiras semanas, a cama não será mais uma novidade e nem a liberdade de ir e vir, deixando de lado assim, toda a ansiedade”, finaliza a psicóloga.

comentários