Multinacionais exportam cultura do home office para o Brasil

de Redação em 25 de julho de 2017

Sedes nacionais herdam a política de trabalho remoto
e sentem os ganhos com a prática

Trabalhar em casa não é mais sinônimo de emprego informal ou por conta própria, cada vez mais executivos com altos cargos e posições de destaque em grandes companhias dividem o tempo entre o escritório e a sala de casa. A popularização do Home Office no Brasil se deve, principalmente, às empresas multinacionais que exportam esse hábito para as sedes no país, como aconteceu com a principal fabricante de headsets do mundo, a norte-americana Plantronics.

Em parte, apesar de um olhar ainda conservador de alguns gestores, o Home Office se mostra uma prática efetiva e com benefícios que vão desde o engajamento e aumento da noção de autonomia e responsabilidade do funcionário, até a redução de custos para a empresa.

Com sede em Santa Cruz, Califórnia, a Plantronics já incentivava uma política de Trabalho Remoto para os funcionários da matriz e na sede brasileira não poderia ser diferente. Para a principal fabricante de áudio e voz do mundo, o Home Office virou, inclusive, nicho de mercado e inspirou a empresa a desenvolver novas tecnologias para superar os principais problemas apontados pelos próprios colaboradores – som ambiente que impede a concentração, barulho externo que vaza nas ligações, voz metálica, entre outros que dificultavam o atendimento.

À frente da Plantronics, Senior Territory Manager para o Brasil, Vera Thomaz, divide as tarefas entre o escritório da marca, em Alphaville e o escritório pessoal, em casa. “Com as ferramentas certas é possível trabalhar de qualquer lugar. Pelo menos duas vezes por semana trabalho da minha casa onde preparei o ambiente para realizar conferências com a matriz da Plantronics e com os nossos clientes. Os dias são bastante produtivos, pois em questão de minutos estou em minha estação de trabalho de meu home office”.

A tendência que, a princípio, foi apontada como passageira cada vez demonstra que é uma evolução da cultura corporativa. A tecnologia está avançando rapidamente na direção de permitir a mobilidade – seja com soluções de áudio ou soluções em nuvem – que beneficiam o trabalho dos colaboradores no escritório, em casa ou em qualquer outro lugar.

Compartilhe nas redes sociais!

Enviar por e-mail