O ar que você respira

0
734

SAÚDE | Edição 339

saúde do trabalhador

A saúde dos trabalhadores está enfraquecida. É o que revela uma pesquisa da Omint, divulgada no ano passado, e que contou com a participação de 1.021 profissionais de média e alta gerência. Isso porque das 15 doenças mais comuns no mundo corporativo, 12 registraram aumento de incidência no período do levantamento.

Para 32% dos executivos brasileiros ouvidos, o problema de saúde mais comum é a rinite alérgica, inflamação da mucosa que reveste o nariz que é desencadeada por uma reação alérgica, provocando o aparecimento de sintomas como espirros, coriza e coceira no nariz.

Segundo o otorrinolaringologista Eduardo Landini Lutaif Dolci, a doença pode ser provocada principalmente por causa de um eletrodoméstico presente na maioria dos ambientes corporativos: o ar-condicionado. “O ar mais frio e seco que o do meio ambiente agride a mucosa nasal, deixando-a mais irritável. Além disso, a falta de limpeza nos filtros e dutos de ar refrigerado e o choque térmico que se cria ao se passar de ambientes climatizados para os não climatizados e vice-versa são suficientes para ocasionar uma crise de rinite”, diz. Para amenizar o problema o médico dá algumas dicas:

► Aplique soro fisiológico ou gel nasal sempre que sentir o nariz ressecado ou com casquinhas;

► Beba água de forma fracionada: meio copo de hora em hora;

► Ambientes muito secos podem ser melhorados colocando recipiente com água para umidificar o local;

► E procure deixar sempre perto de você um casaco para manter o corpo aquecido e se proteger do frio.

comentários