O mobile learning no treinamento corporativo

    0
    947

    Além de mudar a forma como nos comunicamos e nos entretemos, a popularização do smartphone o transformou em uma das mais convenientes plataformas de aprendizagem. mobile learning é o mais moderno suporte que pode ser utilizado para uma experiência de treinamento e apresenta inúmeros benefícios para as empresas que o utilizam.

    samir-textoSamir Iásbeck, CEO e fundador do Qranio, plataforma mobile de aprendizagem que usa a gamificação para estimular os usuários a envolverem-se com conteúdos educacionais, conta o que sua trajetória o possibilitou perceber como referência na análise das vantagens desse tipo de ferramenta no ambiente corporativo.

    – Por que utilizar mobile learning?
    – Com o crescimento do mercado de dispositivos móveis, a procura pela aprendizagem no meio digital e móvel teve, recentemente, um desenvolvimento exponencial. Tanto o meio acadêmico quanto o setor corporativo estão investindo e utilizando esse método. Para aqueles que querem ser promovidos, a aprendizagem móvel é um dos caminhos mais inteligentes. Aprendizagem digital on the go significa que o colaborador tem mais liberdade para aprender da forma como desejar. Pesquisas recentes confirmam que as pessoas realmente retêm mais facilmente as informações quando utilizam esse formato, também conhecido como microlearning. Ao contrário dos métodos tradicionais de aprendizagem, o mobile learning pode ser acessado virtualmente em poucos minutos. E quando juntamos os conceitos de gamificação e microlearning numa única plataforma, o engajamento é ainda maior.

    – Qual o principal foco desse novo método de aprendizado?
    – Seu foco é auxiliar companhias na criação de treinamentos personalizados e 100% móveis para possibilitar que os colaboradores dessas empresas tenham acesso às informações na hora e no local que necessitam, por meio de recursos que incentivam o autodesenvolvimento.

    – Implantar esse método de aprendizado na empresa não seria muito mais custoso?
    – Para empregar mobile learning em sua empresa não é necessário fazer um investimento alto. O custo para se produzir um curso seguindo a lógica do microlearning tende a ser mais baixo, e pode ser feito em etapas. A plataforma também possibilita a inclusão de novos conteúdos e pode ser atualizada de forma rápida e prática. Assim que uma atualização for realizada, ela pode ser enviada diretamente para o dispositivo do usuário, se tornando disponível imediatamente. Além disso, esse suporte apresenta facilidade de manutenção e tem pouca necessidade de suporte técnico.

    – Para os colaboradores, quais as vantagens do mobile learning?
    – Para os colaboradores, é uma verdadeira conquista. Ao considerarmos as diversas formas que existem para aprender, identificamos inúmeros motivos pelos quais essa é a melhor opção para colaboradores de todas as idades. Ele aborda diversos estilos de aprendizagem. Em outras palavras, os treinamentos corporativos tradicionais não contemplam todos os estilos de aprendizagem; isso pode fazer com que alguns colaboradores deixem de se envolver em um primeiro momento. Um sólido plano de aprendizagem móvel apresenta o conteúdo em inúmeros estilos, como vídeo, texto, imagem etc. Além da possibilidade de se utilizar conceitos de ensino adaptativo, ou seja, o conteúdo e a forma podem se adequar a cada um dos usuários.

    – Em relação ao aproveitamento do tempo, ele oferece alguma vantagem?
    – Um dos maiores benefícios do mobile learning no trabalho é a sua conveniência, dando aos seus colaboradores acesso ao treinamento literalmente em qualquer momento do dia e em qualquer lugar. Em vez de gastar o tempo livre de forma ociosa ou simplesmente navegando na internet, os seus colaboradores passam a ter acesso a pequenos blocos de informação e, com isso, podem aprender durante momentos que seriam improdutivos. Cada usuário constrói a sua própria experiência, respeitando o seu tempo, espaço e também a sua forma de aprender. Além disso, o moblie learning garante que os colaboradores fiquem no topo das tendências tecnológicas.
    Uma empresa que mantém seus funcionários no passado terá dificuldade para fazer a diferença no mundo real. Ao oferecer acesso a mobile learning para os seus colaboradores, você está aprimorando a habilidade deles com a tecnologia e garantido que eles não ficarão para trás em relação às tendências futuras.

    – E em relação à motivação e engajamento nesses programas?
    – Em vez de ter uma sessão de treinamento programada para um dia e horário específicos, o mobile learning permite que cada colaborador estude no seu ritmo. O usuário tem a possibilidade de interagir, ou seja, de realizar uma ação integrada, e se envolver na busca do conhecimento e na experiência de aprendizado. Quando eles estão ativamente envolvidos, no tempo que escolherem, ficam motivados e podem reter as informações mais facilmente.

    – Quando é o momento certo para implantar esse método na empresa?
    – Uma vez que se prevê que em curto espaço de tempo 70% dos profissionais irão fazer alguma forma de trabalho a partir de seus dispositivos móveis, esse é o melhor momento para investir nessa tecnologia. O primeiro passo é considerar o conjunto de habilidades atuais da sua empresa e as áreas que você pode aperfeiçoar e então fazer uma pesquisa para identificar quais tipos de cursos atendem melhor às suas necessidades.

    comentários