Para começar bem a jornada

    0
    1040

    Os conselhos para quem quer iniciar a carreira em RH

    Imagine ter o poder de transitar entre dois mundos. Na verdade, entre vários mundos. Para ser mais preciso: ter a capacidade de entender cada um dos mundos que existem em uma organização e dominá-los. Não apenas no que se refere a grupos de pessoas, como o pessoal da área corporativa e a turma das plantas fabris. Eles também, mas entre esferas estratégicas e operacionais, entre business e pessoas, entre o pessoal e o profissional.
    Sem ter em mãos um equipamento como o de teletransporte de Jornada nas Estrelas, para estar rapidamente em vários lugares, ou alguma outra maquinaria capaz de ler e entender pensamentos e atitudes, resta ao profissional de recursos humanos estar em constante preparo e atenção.

    Para aqueles que pretendem começar a carreira nessa área, ter noção desses e de outros desafios é fundamental. E, além disso, saber onde encontrar oportunidades para se preparar para enfrentá-los também. Por essa razão, MELHOR traz, nesta edição, os conselhos e dicas de alguns profissionais de RH para quem quer dar seus primeiros passos em recursos humanos. E também para aqueles que nela já estão. Afinal, se temos de nos reinventar sempre, todo dia é uma oportunidade de recomeçar uma carreira nova.
    Estude; leia; faça contatos com outros profissionais e com outras empresas; use e abuse das possibilidades criadas para isso pelas redes sociais digitais; busque especializações ou cursos pontuais e focados; converse; ouça muito e atentamente o outro; coloque a mão na massa… As orientações são muitas e podem ser resumidas na trajetória de Ana Carolina Rezende, gerente de RH da Resultados Digitais: foram anos em que ela leu muito, dormiu pouco, trabalhou bastante, aprendeu demais, viajou para lugares que nunca imaginara, interagiu com pessoas sensacionais e com pessoas difíceis, teve de se reinventar diversas vezes, executou projetos de que gostava e de que não gostava entre outras coisas que você, caro leitor, verá a seguir. Boa jornada!

    digital1digital2digital3digital4digital5digital6

    digital7digital8

    digital9digital10

    COMPARTILHAR
    Artigo anteriorHabilidades certas
    Próximo artigoO jeito brasileiro de ser RH
    Gumae Carvalho é editor de MELHOR – Gestão de Pessoas, revista oficial da ABRH. Antes, também trabalhou nas revistas Educação e Ensino Superior. Foi professor na Faculdade Cásper Líbero (onde se formou em 1993), assessor de imprensa, consultor editorial e um dos criadores do fanzine (e depois revista) Panacea.

    comentários