Para ser um líder melhor

0
941

Quais os conselhos que você daria para um líder ou para quem quer ser um líder melhor? Para Acacio Queiroz, chairman e presidente do conselho de administração da Chubb Seguros, uma dica importante é saber ser humilde. “Sem humildade é impossível construir um relacionamento duradouro, amplo e consistente”, diz. Com mais de 40 anos de experiência no mercado corporativo no Brasil e no exterior, no qual contribuiu para a formação de 12 presidentes, 15 vice-presidentes e 40 diretores, Queiroz dá mais alguns conselhos:

1. Em primeiro lugar, líder é aquele que gosta de se relacionar. Você tem de gostar de pessoas. Se assim não for, você poderá ser um grande técnico em qualquer área, mas jamais um líder.

2. Seja disciplinado. Ter disciplina é mandatório para quem quer desenvolver uma carreira e alcançar um cargo de liderança. É a disciplina que fará com que você, no dia a dia de trabalho, tenha menos estresse, o que irá possibilitar que você desenvolva seu trabalho da melhor maneira possível.

3. Tenha sempre como foco a importância da inteligência emocional. Aquele que está equilibrado emocionalmente estará à frente em qualquer situação.

4. Líder, na fiel acepção da palavra, é aquele que faz os outros crescerem, pois, se assim não for, sua liderança poderá ser questionada por vários motivos, até mesmo em relação ao porquê de não ter formado pessoas durante sua vida executiva.

5. Humildade é essencial. Sem humildade é impossível construir um relacionamento duradouro, amplo e consistente. Lembrem-se: a arrogância é sempre danosa.

6. Firmeza, objetividade e transparência. Essas três atitudes devem prevalecer sempre, para que as empresas e os colaboradores sofram o menos possível com os efeitos da crise.

7. E por falar em crise, acredito que seja em momentos como o que estamos vivendo que os verdadeiros líderes aparecem. Uma coisa eles devem ter em comum: sabem que devem ser realistas, sem deixar de lado o otimismo. Afinal de contas, um líder tem plena consciência dos desafios, mas sabe encará-los com positividade e criatividade.

comentários