Pensar é questionar

0
2205
Silvio Celestino / Crédito: Divulgação
Silvio Celestino é sócio-fundadorda Alliance Coaching / Crédito: Divulgação

Descubra a pergunta extraordinária
para a sua vida

As pessoas precisam pensar diferente para resolver seus problemas. Quando o indivíduo teima em manter seu pensamento, imaginando que a realidade irá se adaptar a ele, gera todo tipo de problema, para si e para aqueles que o cercam. A vida contrai-se em suas diversas dimensões: o dinheiro diminui, as dívidas aumentam, os relacionamentos deterioram-se e a energia pessoal também decresce. Instala-se a sensação de incapacidade de resolver problemas.

A causa dessa situação é que, normalmente, a pessoa busca a resposta para a situação que vivencia, mas se esquece de que deveria refletir melhor sobre a pergunta a ser respondida. Em outras palavras, a solução começa na capacidade de formular boas questões que, se respondidas, resolvem o problema que martiriza a pessoa.

Qual pergunta que, se for respondida, fará você dar um salto em sua vida? Sem esse questionamento, em geral, as pessoas acumulam certezas demais. Como aquele indivíduo que sabe explicar a riqueza, mas não é rico. As pessoas estariam em melhores condições caso se concentrassem mais nas perguntas extraordinárias que precisam formular para achar soluções que ainda não existem. Pensar significa pensar na pergunta, não na resposta. Charles Darwin pensou por mais de 20 anos para responder a: “Qual a origem das espécies?”.

Muitos indivíduos focam tanto a resposta rápida que optam por uma que possam compreender, em vez daquela que é a verdade. E o fato de você compreender uma explicação não significa que ela seja correta. Preferem perguntas do tipo “como faço para ficar rico?” a perguntas como “o que devo considerar para enriquecer?”. Ou, “quais pessoas devo escolher e quais rejeitar em minha vida para enriquecer?”. Ou, ainda mais importante, “qual será o propósito de minha riqueza?”.

Tenho muito interesse que pessoas de boa índole sejam capazes de galgar postos cada vez maiores nas empresas e no mundo. A pergunta que está sempre em minha mente é: “Como transformar profissionais competentes em líderes capazes de gerar resultados duradouros?”.

Na minha visão, grande parte dos problemas do mundo será resolvida se indivíduos competentes e de boa índole competirem com desonestos e ganharem deles os cargos relevantes nas empresas e no mundo. Portanto, outra pergunta importante é: “Como levar a cabo o propósito de fazer com que líderes bem preparados se interessem em ocupar posições relevantes no mundo?”. Afinal, não adianta o indivíduo se preparar, mas não desejar alcançar postos cada vez maiores.

Portanto, para você ter uma grande vida, pense em qual pergunta extraordinária você deve responder. É ela que poderá gerar o significado para toda uma vida. O mundo precisa de pessoas que façam perguntas extraordinárias. São elas que conduzem a pensamentos grandiosos. Eles são necessários para levar sua vida, e a de outras pessoas, a soluções para os grandes problemas que vivenciamos nas empresas, nos países e no mundo. Saibamos fazê-las! Vamos em frente!

comentários