Pesquisa mostra como motivar profissionais da Geração Y

0
1132

Um em cada quatro profissionais da Geração Y busca uma oportunidade de mostrar sua capacidade de liderança, e 90% dessa geração pretende largar os seus empregos nos próximos três anos, de acordo com a pesquisa Deloitte. Assim, o que as empresas podem fazer para manter esses jovens profissionais motivados?

Mais de 500 jovens responderam essa questão em uma pesquisa feita pela empresa Virtuali, uma consultoria voltada ao treinamento de liderança. Confira cinco dicas de como motivar esses profissionais, baseadas no resultado da pesquisa:

1. Apoie o ideal de liderança da Geração Y

Esses jovens têm uma visão mais igualitária da ideia de liderança. Para eles, um líder não é aquele que define funções, mas aquele que é fruto de suas ações e influência. Assim, não espere que eles sigam cegamente um líder só por causa de seus títulos.

2. Dê mais oportunidades para eles se desenvolverem como líderes

A pesquisa mostrou que os jovens da Geração Y gostariam de mais treinamento e em melhor qualidade do que eles recebem nas empresas. 60% dos jovens tiveram dez horas ou menos de treinamento de liderança nos últimos doze meses.

3. Foque no tipo certo de aprendizagem

A Geração Y quer participar de um processo de aprendizagem individual e baseado em experiência, de acordo com a pesquisa. Coaching e mentoria foi o estilo de aprendizado mais escolhido pelos jovens – educação a distância apareceu em último no estudo.

4. Aposte nas habilidades certas

Para os jovens dessa geração, as três capacitações mais importantes são: comunicação, habilidade de construir relacionamentos e capacidade de desenvolver outras pessoas.

5. Dê oportunidade de trabalhar no exterior

Para 90% dos participantes, a oportunidade de trabalhar fora do país os transformariam em líderes mais efetivos, e 82% acreditam que seriam mais engajados no trabalho caso trabalhassem no exterior.

comentários