Por que as PMEs estão contratando freelancers?

de Redação em 18 de abril de 2017

Trabalho freelance tem beneficiado principalmente as PMEs, que encontram nesta modalidade uma oportunidade de crescimento mesmo em meio à crise

Mesmo com a crise que atinge o país, há cada vez mais PMEs e empreendedores no Brasil lutando a cada dia para sobreviver em tempos difíceis. De acordo com dados do Serasa Experian, entre janeiro e outubro de 2016 foram criadas no Brasil mais de 1.700.000 novas empresas, o maior número já registrado pela instituição no período desde 2010.

Em meio ao momento pouco favorável, muitas PMEs têm conseguido crescer e continuar aumentando os seus números ano após ano. Um dos investimentos realizados por essas empresas para atingir esse crescimento é na área de Marketing e Programação. Por meio da contratação desses serviços é possível, por exemplo, aumentar o reconhecimento de seu negócio e inovar em termos de tecnologia, além de aumentar a sua capacidade de produção sem precisar expandir a estrutura da empresa.

Em PMEs, porém, esses serviços são mais pontuais e os profissionais destas áreas podem não ser necessários no dia a dia de uma pequena empresa, dependendo do seu ramo. Por isso, o trabalho freelance tem sido a solução para a contratação destes serviços temporários.

É o que acontece na RPM Agência Digital. De acordo com Raul Galvão, fundador da empresa, entre os principais benefícios de contratar freelancers está o fato de poder escolher entre vários perfis conforme a demanda dos seus clientes, e poder ajustar o orçamento do projeto conforme as propostas. A agência é formada por uma equipe de funcionários fixos, mas Raul opta também por contratar freelancers para ajudar a sua equipe fixa. “Hoje em dia, temos 5 funcionários fixos em nossa equipe, mas 30% dos trabalhos são realizados por freelancers”, completa o profissional.

Segundo uma pesquisa realizada pela Workana, plataforma de trabalho freelance remoto com presença em toda a América Latina, os serviços de Marketing mais contratados na modalidade freelance são Anúncios para Facebook (51%), E-mail Marketing (45,5%) e Gestão e Comunicação em Redes Sociais (44,1%), sendo o ticket médio de cada área, respectivamente, R$411, R$534 e R$679. Além do Marketing, os segmentos mais procurados pelas empresas que buscam por serviços freelance são: TI & Programação (43%), Design e Multimídia (28%) e Tradução & Conteúdos (15%).

“Unindo a necessidade das PMEs de contratar serviços pontuais para aumentar a sua visibilidade e inovar em seu produto ou serviço, além de aumentar a sua capacidade de produção, com a busca de autonomia e independência por parte dos profissionais freelance, é possível gerar uma alternativa de crescimento para ambas as partes em meio a crise”, diz Guillermo Bracciaforte, co-fundador da Workana.

Neste sentido, a contratação de freelancers pode ser um grande benefício para as PMEs que desejam ser mais competitivas por meio de serviços voltados a internet e marketing, além de ser uma excelente forma de fazer uma empresa crescer sem precisar investir no aumento de sua estrutura.

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