Quatro dicas para conquistar reconhecimento e ser promovido

0
1538

Quem ingressa no mercado de trabalho tem uma série de expectativas, como crescer na carreira, ganhar mais, realizar-se profissionalmente e ser reconhecido pela empresa. Porém, nem todos conseguem alcançar o sucesso, seja por falta de capacitação ou carência de habilidades. Para ter uma carreira de destaque é necessário desenvolver competências que são exigidas pelo mercado. Uma das maneiras de ser promovido é justamente buscar qualificação por conta própria. Para não perder competitividade no mercado de trabalho, é importante procurar especialização e planejar o crescimento da carreira. Para auxiliá-lo nessa tarefa, Célio Antunes, CEO e fundador da Impacta, traz dicas para se desenvolver profissionalmente e conquistar uma promoção.

Faça um planejamento de carreira
Já parou para pensar que é preciso muita dedicação para decolar profissionalmente? Hoje em dia, cada vez mais a meritocracia é valorizada como quesito principal para promoções em detrimento do “jeitinho”, indicações ou apadrinhamentos. Os setores de RH das empresas já possuem planos de cargos e salários definidos, além de critérios de ascensão profissional. Uma vez que o colaborador sabe como a companhia funciona, fica mais fácil moldar as próprias qualificações às necessidades do trabalho. Já quando não há uma política clara sobre o crescimento na organização, o profissional deve demonstrar no dia-a-dia as competências que domina, para ganhar a admiração dos superiores.

Estude sua área de atuação
É indispensável se dedicar a uma área de conhecimento, sabendo qual o cenário atual da profissão, as possibilidades de atuação e perspectivas para a área. A aplicação da análise SWOT na gestão de carreira pode ser muito útil, pois permite identificar os pontos fortes e fracos, além de avaliar as oportunidades no mercado de trabalho. Esse diagnóstico possibilita traçar um plano de carreira consistente, uma vez que várias áreas do conhecimento estão passando por transformações. Identifique o que os profissionais bem-sucedidos fazem para poder trilhar um caminho semelhante. Geralmente, esses profissionais possuem uma formação focada em determinada área, o que o coloca em destaque e aumenta as chances de contratação ou promoção.

Invista em novos cursos
Para se destacar na empresa em que atua, é essencial demonstrar o domínio de algumas competências e conhecimentos técnicos. Cursos específicos podem ser eficazes para suprir carências na formação profissional. Hoje em dia, é possível fazer várias capacitações e até obter certificações por meio da internet, sem precisar sair de casa. Otimizar a formação com foco nas próprias necessidades de conhecimento, bem como da organização em que trabalha, aumenta a eficiência no desenvolvimento das tarefas do cotidiano.

Aprimore suas habilidades
No mercado de trabalho, as companhias estão interessadas não só em pessoas que dominam conhecimentos, mas, acima de tudo, em quem sabe aplicá-los e têm vontade de gerar resultados positivos. Cada profissão requer um grupo de habilidades específicas, necessárias para o desenvolvimento de tarefas com excelência. Ao identificar os conhecimentos práticos essenciais para a profissão, é preciso buscar formas de desenvolver essas habilidades. Mais uma vez, os cursos rápidos podem ajudar bastante a acelerar a aprendizagem.

comentários