Responsabilidade de melhorar o resultado

0
485
 Silvia: estimulam o espírito de participação

Um dos pontos do Código de Conduta da Caterpillar é claro sobre a participação do colaborador na companhia: “Os funcionários têm o direito de expressar suas opiniões sinceras sobre como podem melhorar seu próprio desempenho e o desempenho da empresa. Com base em fatos e dados, e de maneira ativa, ouvimos, respondemos, encorajamos o trabalho em equipe e tomamos decisões”. Em outro ponto, afirma: “Na condição de funcionários, temos o direito a um ambiente de trabalho positivo, juntamente com a responsabilidade de falar abertamente e solicitar mudanças se observarmos condutas que vão contra esse princípio”..

Isso significa que cada colaborador deve, em benefício do time, exercer livre e responsavelmente sua experiência e criatividade para a melhoria contínua do ambiente de trabalho, dos métodos de produção, iniciativas de segurança etc. Nesse sentido, o Sistema de Produção Caterpillar (CPS) é um importante canal de estímulo à participação dos funcionários.

Na área operacional, cada Gestor CPS interage com o seu time para alavancar a execução da estratégia, por meio do PQVC (Pessoas, Qualidade, Velocidade e Custo), além de ser um elemento-chave dentro do processo de comunicação. Nesse modelo de gestão, cria-se um espaço para a criatividade, inovação e participação ativa dos funcionários na melhoria contínua, pois em vez de cada integrante se preocupar com um dos elementos do PQVC, todos trabalham simultaneamente nos quatro elementos. Por meio de cartões CPS, os funcionários fazem sugestões de melhoria, avaliadas diariamente pelo líder, que é responsável pelo feedback ao dono da ideia e monitoramento da implantação das ideias aprovadas.

Com seus três pilares (operacional, para eliminar perdas ao longo do processo; de gerenciamento, para permitir medições apuradas, e cultural, para favorecer a participação, interação e segurança das pessoas), o CPS é integrado pelos quatro elementos do PQVC e visa a ampliação dos padrões de excelência dos processos e qualidade dos produtos Caterpillar, além de proporcionar um ambiente de trabalho motivador, com foco na melhoria contínua. O pilar Cultural do CPS reforça a tradição na organização do incentivo à participação das pessoas na construção dos destinos da empresa. O resultado é a contribuição espontânea dos funcionários com 23.815 ideias de melhoria em 2014, superando a meta de seis ideias por funcionário. Do total de contribuições, 53% referiram-se à qualidade, 26% a pessoas, 18% a velocidade e 3% a custos.

O CPS também conta com os Rapid Improvement Workshops (RIW), integrados por grupos de trabalho multifuncionais que congregam profissionais de todos os níveis hierárquicos e têm por meta propor melhorias nas suas áreas que tragam resultados imediatos. Em apenas uma semana, o grupo formaliza a proposta de solução.

Sustentabilidade

Além disso, a Caterpillar Brasil também investe em projetos voltados a promover soluções sustentáveis, que possam satisfazer as necessidades do presente sem comprometer o bem-estar das gerações futuras. Seu programa de responsabilidade socioambiental reúne um conjunto de ações que favorecem a inclusão social, educação, capacitação profissional, cultura e meio ambiente. Os investimentos em cidadania totalizaram R$ 6,3 milhões em 2014, incluindo contribuições a diversas entidades assistenciais, campanhas e ações culturais, sociais e ambientais. A esse valor adicionam-se os investimentos da Caterpillar Foundation no país.

Na comunidade, a empresa beneficia entidades de Piracicaba e região e representa uma das principais colaboradoras do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumdeca). Incentiva a participação dos funcionários em projetos ligados a essas entidades e também direciona suas ações prioritariamente para aquelas instituições ou campanhas lideradas por seus funcionários ou de que estes participam como voluntários. As iniciativas sociais da empresa e de seu pessoal são sistematicamente noticiadas nos veículos internos da Caterpillar, além da mídia da região.

A adesão voluntária de seus funcionários nas campanhas internas que desenvolve ao longo do ano é uma tradição de mais de trinta anos.  De acordo com as necessidades do município, são desenvolvidas iniciativas para arrecadação de alimentos, roupas ou materiais específicos. Nessas campanhas, a participação dos funcionários é espontânea e a empresa contribui com a mesma quantia doada por eles. No ano passado, a Campanha de Natal, realizada há 29 anos, distribuiu sacolas com brinquedos e biscoitos a 2.200 crianças, de 24 entidades e creches municipais. As portarias são pontos comuns para a participação dos funcionários na ajuda aos necessitados. Muitas vezes, quando há acontecimentos especiais, os próprios funcionários se mobilizam e buscam a área responsável para estimular uma campanha de solidariedade interna.

Coompartilhar informações 
A transparência nas comunicações é essencial para que as empresas possam valorizar os funcionários, tanto para compartilhar informações, quanto para escutar suas sugestões. Canais de comunicação abertos estimulam o espírito de participação e um ambiente de criatividade e superação.

Silvia Pereira, gerente de recursos humanos

 

Boas práticas 
â–º Reuniões das Áreas: são também consideradas canais para apresentar e debater os assuntos estratégicos da empresa, dirimir dúvidas e apresentar sugestões. Nessas reuniões, são apresentados os tópicos discutidos nos Fóruns de RH e Boletim do Gestor.

â–º OPS (Olhos para a Segurança): programa voltado a disseminar a cultura do cuidado ativo, no qual os funcionários são estimulados a reportar ações positivas e negativas ligadas à segurança.

Dentro da ótica da sustentabilidade, a Caterpillar impulsionou a criação e implementação da Agenda 21 de Piracicaba, por meio da criação do Projeto Piracicaba 2010, iniciado a partir da sugestão de um funcionário em 1999. Esta é a única experiência do gênero no Brasil que não surgiu do poder público.

 


A Caterpillar Brasil completou 60 anos de presença no país em 2014. É subsidiária da Caterpillar Inc., uma empresa global, presente em todo o mundo, com 237 fábricas e 178 revendedores.

comentários