Ser líder em startup é dar segurança em mundo de mudanças

    0
    333

    Por Ricardo Feferbaum*

    Todos sabem como a tecnologia muda constantemente a forma que consumimos, que vivemos novas experiências e como modificamos tarefas diárias. Muitas dessas mudanças foram iniciadas por empresas de tecnologia, as famosas startups. Com isso, esse modelo de empresa possui um grande desafio: transmitir segurança internamente dentro deste cenário de mudanças diversas.

    Essa é uma situação comum dentro das empresas, pois existe uma constante necessidade de inovação, o que faz com que as projeções sejam mutáveis, mas quando se possui bons líderes, mesmo com mudanças diversas a equipe se mantêm estável em seus processos e de confiança.

    Alguns pontos devem ser destacados dessa atuação: transparência, comunicação e reconhecimento. O primeiro tópico deve ser o ponto-chave para a criação da cumplicidade, engajamento e da união de sua equipe. Todas as ações da empresa devem ser transmitidas e compartilhadas com sua equipe, diga as coisas boas e as ruins também, claro que no segundo caso, as ações realizadas devem ser comunicadas, sempre com a possibilidade de se ouvir outras opiniões. Sua equipe precisa ter a confiança que faz parte das decisões e que a melhor direção será seguida.

    A comunicação é outro pilar importante, pois o dialogo precisa existir e ser de mão dupla é um aspecto indispensável. Saber como ouvir sua equipe é muito importante, pois não se deve ficar somente no discurso, sua atuação – na prática – precisa ser forte. Além disso, quando se possui essa troca de experiências, todos se colocam no mesmo nível de conhecimento sobre a empresa e isso é importante para que todos estejam no mesmo ritmo de evolução.

    Por fim, temos o reconhecimento! Esse será a forma de você demonstrar de que a caminhada de sua empresa está correta, pois se as pessoas estão crescendo e sendo valorizadas – seja por bonificação, aumento salarial ou novas funções – quer dizer que a saúde financeira da empresa está correta e que o modelo de negócio está sendo aceito pelo mercado.

    Você deve compreender que o mercado de inovação se transforma constantemente e que isso vai acontecer dentro de sua empresa também, mas que uma estrutura firme permitirá que as mudanças estimulem, que sua equipe se sinta pronta e parte da empresa para as metamorfoses. Assim você terá folego para realizar tudo que é necessário.

    *Ricardo Feferbaum é diretor de vendas da Cargo X, transportadora brasileira baseada em tecnologia e inovação.

    comentários