Ser ou não ser digital?

de Irene Azevedoh em 5 de setembro de 2017
Irene Azevedoh é diretora de transição de carreira e gestão da mudança da consultoria Lee Hecht Harrison

Irene Azevedoh é diretora de transição de carreira e gestão da mudança da consultoria Lee Hecht Harrison

Se William Shakespeare escrevesse hoje Hamlet, talvez Hamlet dissesse: Ser ou não Ser Digital? Esta é a questão! Vivemos em um ambiente de tantas transformações e cada vez mais rápidas que acompanhá-las será o grande desafio do ser humano neste nosso mundo atual.

Pode ser que a sua questão não seja ser ou não ser digital, por que talvez o nosso Hamlet atual saiba mais de digitalização que nós, simples mortais, não idealizados por Shakespeare. Talvez a sua questão seja: O que é ser digital?

E é sobre isto que quero escrever, pois muito se fala em digitalização e pouco há sobre dicas de como se usufruir melhor neste mundo de oportunidades que esta nova era nos apresenta.

Vou tentar resumir tudo que li e aprendi com uma receita simples: ser digital é estar conectado a diversas redes e aproveitar o melhor delas, conseguindo imprimir uma marca relevante com significado e lembrada por todos. Além disto, só a digitalização, neste novo cenário, pode oferecer a possibilidade de se fazer correlações significantes para os negócios, pois através de correlações das informações existentes será possível identificar tendências, novos mercados e direcionamentos relevantes.

Enquanto indivíduo, primeiro você deve identificar que mensagem quer passar para as pessoas com quem se relaciona. Esta é a etapa mais importante, pois não há digitalização que faça isto por você. O que o meio digital propicia é fazer com que esta mensagem seja passada exponencialmente para sua ou suas redes.  Este passo é importante para tudo na sua vida pessoal e profissional. Todos nós deveríamos ter clareza das mensagens que passamos e para onde elas nos direcionam.

Logo em seguida vem a segunda etapa, totalmente ligada à digitalização, que será identificar o que se quer tirar de cada mídia social em que estamos envolvidos. No momento seguinte, determinar com quem devemos falar e que mídia utilizar. E, só então, pensar nos conteúdos que utilizaremos nos diversos canais que as mídias sociais nos oferecem.

Não acabou, não. A última etapa é a da reflexão. Será preciso pensar como tem se comunicado com a sua rede e se precisa fazer algum ajuste nestes comunicados.

Se você não está interagindo com a sua rede, precisa fazer algum ajuste nos conteúdos ou mesmo não está nos canais adequados das mídias sociais, não desanime. É hora de começar a ser digital e não ter mais conflitos de ser ou não ser. Não é um bicho de sete cabeças, só há necessidade de planejamento e de ação!

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