Sete dicas para negociar salário em tempos de crise

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Negociar o salário em tempos de crise é quase uma tarefa impossível, haja vista que muitos gestores estão reduzindo equipes e gastos. Porém, quando o pedido tem fundamento não é um bicho de sete cabeças como explica Ricardo Haag, diretor da Page Personnel. “A negociação salarial pode ser feita a qualquer momento, desde que o pedido seja justo e bem argumentado. É preciso que o funcionário veja qual o papel dele dentro de uma organização e se está sendo remunerado justamente. Tem de avaliar se a remuneração dele está compatível com o mercado. Também precisa apresentar provas bem contundentes de que pode e deve ter um salário melhor”, conta o executivo.

Veja abaixo sete dicas do consultor para negociar salários em épocas de turbulência na economia:

Converse com seu gestor – É crucial que o seu chefe seja um dos principais apoiadores do seu pedido. Mostre a ele que você é importante para os atuais e futuros projetos da companhia e que está disposto a aceitar novos desafios. Seu gestor precisa ver em você que é fundamental para a área em que atua e que está engajado com a companhia. Mas antes de conversar com seu líder, organize seu discurso e apresente a ele fatos e argumentos que justifiquem seu pedido.

Tenha certeza de que os resultados que entrega estão acima da média – Antes de conversar com seu chefe, avalie seu desempenho e como tem cumprido seu papel dentro da organização. Uma conversa com seu gestor sobre salário só fará sentido se você estiver com ótimos resultados e performance excepcional. Será um ótimo argumento para justificar a conversa.

Se coloque à disposição para fazer mais do que seu papel – Em tempos de crise, a máxima de se fazer “mais com menos” ganha mais importância. Mostre à sua equipe e liderança que está disposto a participar de mais atividades e desafios que sua função exigem. Isso fará com que você seja melhor percebido pelos colegas e chefia.

Não pressione o seu chefe e nem seu atual empregador – Resultados, metas, cobranças. Tudo o que seu gestor não precisa, neste momento, é de mais pressão. Avalie com calma o momento mais adequado para ter essa conversa.

Trate o assunto com discrição e humildade – Antes de sugerir uma conversa com seu superior, registre em um documento seus resultados e conquistas profissionais. É importante que nesse diálogo haja muita transparência e sobriedade. Mantenha essa conversa de maneira reservada. Remuneração é um tema que sempre causa polêmica. Deixe que seu chefe decida o que é melhor e não sofra interferência de outras pessoas que não tenham ligação direta com o assunto.

Caso o aumento não seja possível, não se desaponte – Não desista de suas reivindicações. Se o seu chefe explicar que não há como atender às suas exigências nesse momento, o importante é continuar atuando com profissionalismo. Vivemos um cenário econômico desafiador e muitas empresas não têm como justificar aumentos de custo. Uma eventual queda de rendimento pode ser associada ao seu pedido e isto pode pesar contra você. Mantenha o foco e não desanime.

Adapte-se – E se mesmo após toda as tentativas, nada mudar? Nesse caso, se você realmente quiser continuar trabalhando nessa mesma empresa, você deverá se adaptar. O mercado sempre passa por altas e baixas e, em momentos de quedas, procure manter seu otimismo e profissionalismo. Esse tipo de atitude será observada pelo seu gestor e ajudará em um novo cenário.

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