Spotlight e outros premiados no Oscar 2016 ensinam sobre gestão nas empresas

0
1964

A 88ª edição do Oscar terminou com “Spotlight: Segredos Revelados” eleito o Melhor Filme. Baseado na história real da equipe de jornalismo do Boston Globe que investigou abusos de crianças por padres católicos, o longa disputou seis categorias, mas sua contribuição pode ir além de uma excelente oportunidade de apreciar o bom cinema.

Segundo Luiz Eduardo Teixeira Malta, coordenador de projetos da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão, o filme traz ensinamentos que podem ser aplicados na gestão das empresas.

Dedicação: No longa, o empenho do grupo de jornalistas-investigadores em buscar as informações e mantê-las em sigilo consumiu anos de trabalho e recursos financeiros. Malta explica que no mercado, para o sucesso de um grupo de inovação, por exemplo, é essencial a concentração para organizar as ideias e informações disponíveis para poder lançar algo inédito. O mesmo vale para os recursos financeiros. As empresas que se comprometem a ter um grupo de inovação ativo, precisam acreditar e investir no projeto para receber um retorno em longo prazo.

A hora certa: Outro aspecto importante é a necessidade de encontrar o timing certo para lançar algo no mercado. “Uma empresa precisa saber o momento certo para apresentar seu produto, avaliando seus concorrentes e o cenário atual (econômico, político, social). Se a ação for realizada muito cedo, pode não causar o resultado esperado ou, se demorar, o concorrente pode fazê-lo na frente”, diz.

Ética: O profissional comenta que no filme, o responsável pelo grupo de jornalistas deixou passar despercebido provas que envolviam a igreja. Ao descobrir a falha, ele levou o caso ao diretor. Esse, por sua vez, não rebaixou o funcionário, incentivou-o para que continuasse a investigação. “Deve ser assim nas empresas. Ao invés de punir os colaboradores, incentive a buscar a melhoria contínua”, conclui.

Outros longas vencedores do Oscar 2016 com ensinamentos são “A Grande Aposta” (Melhor Roteiro Adaptado) e “Divertida Mente” (Melhor Filme de Animação). Segundo Malta, ao abordar as questões que envolveram a crise econômica que abateu os EUA em 2008, o primeiro ressalta a importância da gestão para prever intempéries e momentos de adversidade nos negócios. Já o segundo, de forma lúdica e sensível, mostra a influência das emoções no desenvolvimento pessoal de cada colaborador dentro de um negócio. Diante das novidades impostas à protagonista Riley, ele trabalha a questão de formação de líderes e da preparação das equipes para assumir as responsabilidades quando o líder não está presente.

Assista abaixo aos trailers de “Spotlight: Segredos Revelados”, “A Grande Aposta” e “Divertida Mente”.

 

 

 

comentários