Ter boa gestão de pessoas é estratégico na nova era do trabalho

0
2560

Os temas tecnologia e gestão de pessoas andam cada vez mais próximos. Eles estiveram juntos no 20º SAP Forum, tradicional evento focado em tecnologia. Nos dias 15 e 16 de março em São Paulo, formadores de opinião e especialistas globais da SAP compartilharam experiências e opiniões de sua área. A HSM Educação Executiva também participou levando palestras sobre gestão de pessoas e teve motivos de sobra para isso.

De acordo com Guilherme Soarez, presidente da HSM Educação Executiva, os RHs estão cada vez mais atentos ao seu papel estratégico nas organizações e buscam se atualizar nas ferramentas e tecnologias relacionadas à gestão de talentos, recrutamento, colaboração, produtividade, entre outras.

“O RH moderno não só entende a importância da gestão de talentos e da informação como fundamental para a competitividade de sua organização, como busca ferramentas e tecnologias que permitam reter talentos, coletar e analisar dados para tomada de decisão, flexibilizar a jornada de trabalho mobile e estabelecer uma comunicação mais transparente com seus colaboradores”, explica. Acompanhe a entrevista.

Ter boa gestão de pessoas é estratégico na nova era do trabalho1. Como vê a discussão de temas ligados ao capital humano em um evento como esse?
Os RHs estão cada vez mais atentos ao seu papel estratégico nas organizações. No SAP Forum, assim como nos eventos da HSM, os profissionais de RH buscam se atualizar nas modernas ferramentas e tecnologias relacionadas à gestão de talentos, recrutamento, colaboração, produtividade, entre outras. É fantástico observar mais esta mudança nos negócios globais e os profissionais de RH já assumiram seu papel como protagonistas na nova era do trabalho e do conhecimento nas organizações.

2. Na sua opinião, como anda a relação de RH em relação ao tema tecnologia?
Observamos que muitos dos RHs das grandes organizações estão claramente posicionados como estratégicos. Obviamente muitas empresas ainda estão “correndo atrás” das novas tecnologias e o SAP Forum é uma ótima oportunidade para conhecimento e atualização no que há de mais novo em um mercado em constante evolução. O RH moderno não só entende a importância da gestão de talentos e da informação como fundamental para a competitividade de sua organização, como busca ferramentas e tecnologias que permitam reter talentos, coletar e analisar dados para tomada de decisão, flexibilizar a jornada de trabalho mobile e estabelecer uma comunicação mais transparente com seus colaboradores.

3. Qual, ainda em sua avaliação, a maior contribuição que RH pode dar para a empresa em um cenário de crise como este?
Vivemos muitas crises ao mesmo tempo – os cenários econômicos, sociais e políticos nos obrigam a pensar e fazer diferente. As empresas estão diante do desafio de inovar, engajar pessoas e lidar com novas tecnologias. Neste momento é muito importante investir na capacitação das lideranças, afinal mesmo com tanta tecnologia disponível, são as pessoas talentosas e bem preparadas quem estão fazendo a diferença em seus mercados. Os RHs modernos trabalham junto com os gerentes das demais áreas para assegurar que os resultados de treinamento estejam alinhados com os resultados esperados para o negócio. Precisamos cuidar das pessoas, atrair e desenvolver os melhores talentos. A crise tem revelado muitas oportunidades e os líderes capacitados tem conseguido levar suas equipes e organizações a atingirem os resultados fantásticos mesmo em tempos muito difíceis.

comentários