Três dicas de ouro para implantar sistemas de gestão de pessoas

0
1955

Por Felipe waltrick

ifractal

Talvez você tenha achado exagerada a expressão dicas de ouro no título deste artigo. Mas a verdade é que essa expressão tem uma relação direta com a economia proporcionada; ou seja, as dicas que você verá a seguir poderão, de fato, gerar uma economia real e significativa na sua empresa. Já não é novidade que, cedo ou tarde, a reestruturação na gestão de pessoas das empresas terá de caminhar e estar alinhada com tecnologias e recursos para gerir os colaboradores e garantir um crescimento sem surpresas operacionais. Vamos a elas:

1º (Re) comece do jeito certo
Na época em que os relógios de ponto eletrônico apenas registravam os cartões (cartográficos), ou mesmo, na chegada dos modelos eletrônicos, quando apenas guardavam os registros das marcações, o fator de decisão na hora da compra era o próprio equipamento. Hoje, com o modelo de software em nuvem, com gráficos e relatórios que ajudam na gestão de pessoas e redução de custos operacionais da empresa, essa questão se inverteu completamente, de modo que iniciar a implementação pelo relógio é o maior dos erros. O ideal é pesquisar por modelos que não aprisionam a sua empresa em contratos ou os seus processos de gestão.

2º Escolha seu sistema em nuvem
No caso de software em nuvem (SaaS), trata-se de um serviço, ou seja, o investimento está relacionado ao uso, podendo ser suspenso ou cancelado quando necessário, sem taxas ou multas. Na hora da compra, é recomendado verificar com o fornecedor se o sistema está preparado para ser integrado com os sistemas existentes. O erro, nesse caso, é analisar as propostas das empresas de software com a mentalidade do modelo de instalação local, aquelas com pagamento de licenças de uso de software e atualizações, ou seja, modelos diferentes demandam visões diferentes de benefícios.

3º Use e abuse dos recursos
Uma vez que você tenha implantado um sistema em nuvem avançado, que esteja otimizando o seu tempo por fornecer informações on-line, é fundamental explorar todos os recursos, como relatórios e gráficos, para que você conheça de perto a rotina dos colaboradores e consiga se aproximar e engajá-los de maneira mais assertiva. Alguns sistemas trazem integrações com plataformas de pesquisa de clima organizacional, transformando as habilidades do gestor de recursos humanos em uma mina de ouro.

waltrick

comentários